Jamie Dornan Operação Anthropoid

2021, o ano em que Jamie Dornan subiu de nível

Vanderlei Tenório

|

6 de janeiro de 2022

Em novembro, a British GQ fez uma longa entrevista com Jamie Dornan, na qual vários parágrafos foram dedicados às ideias do ator sobre como os filmes da trilogia Cinquenta Tons impactaram sua carreira. Afinal de contas, a adaptação cinematográfica elevou Dornan de ex-modelo e ator de TV a genuíno astro de cinema.

Essa trilogia derivou de forma memorável para o centro de um perigoso diagrama cultural de Venn: filmes que muitas pessoas viram e que os críticos odiaram quase universalmente. 

Na entrevista, Dornan disse: “Não prejudicou minha carreira fazer parte de uma franquia de filmes que arrecadou mais de US$ 1 bilhão.”

Sucesso, mas com Framboesa de Ouro

Mas, infelizmente, a franquia também lhe rendeu uma Framboesa de Ouro de Pior Ator e colocou em exibição global seu cansaço avassalador com o projeto. Isso poderia tê-lo consignado para sempre a ser apenas o mais recente e atraente ator da Commonwealth a colocar um sotaque americano, explodir em um papel de protagonista e voltar ao mundo do Masterpiece Theatre e dos programas policiais da BBC, esquecidos por Hollywood em cinco anos.

Todavia, embora a linha sobre a franquia de US$ 1 bilhão tenha se transformado em uma cotação, essa não é a coisa mais interessante que ele disse.

Quer seja ‘Operação Anthropoid’ (2016), de Sean Ellis; ‘A Private War’ (2019), de Matthew Heineman; ou ‘Belfast’ (2021), de Kenneth Branagh; ou o que quer que venha a seguir, a linha na imprensa é sempre: “É a melhor coisa que ele fez desde Cinquenta Tons, afirmou Dornan.

“Como se eu ainda estivesse precisando me provar; ainda estou pagando penitência por essa escolha para me levar de volta para onde eu estava antes. Olha, eu entendi e, para ser honesto com você, isso me estimula. Isso acende um fogo em mim. Se isso significa que as pessoas dizem: ‘Na verdade, ele não é tão ruim’, bem, que seja”, completou o ator à GQ.

Portanto, com profundas e sinceras desculpas a Jamie Dornan, vou fazer exatamente a coisa de que ele reclamou. Porque qualquer um que o descreveu como o torso antropomórfico dos filmes S&M deveria verificar novamente. Afinal, ele está em uma onda de sucesso agora.

Talento

Sendo sincero, Dornan é um ator talentoso e cheio de nuances com habilidades cômicas genuínas. Este é quem ele tem sido o tempo todo, tanto que a praga do fracasso cênico de uma franquia está longe o suficiente, agora ficou mais fácil notar seu talento avassalador.

Quando o astro foi escalado como Christian Grey, a primeira temporada de The Fall tinha acabado de ir ao ar na TV britânica e irlandesa. Jamie Dornan interpretou Paul Spector, um terapeuta e homem de família durante o dia e um estuprador em série e assassino que deixa Belfast no limite à noite.

O ator não teve um trabalho fácil. Ele foi encarregado de controlar metade de um show de policiais e assassinos com nada menos que Gillian Anderson. Paul, em contraste com outros assassinos em série fictícios famosos, era uma figura lacônica e misteriosa que passava grande parte de seu tempo na tela espreitando e ouvindo.

Não havia monólogos sobre fígado, feijão e vinho para Dornan mastigar. Ele tinha que fazer o trabalho com gestos sutis e leituras de linhas apressadas. Mas cumpriu e foi recompensado com uma indicação ao BAFTA por seu trabalho.

Cerco de Jadotville

A partir daí, entre Cinquenta Tons de Cinza e Cinquenta Tons Mais Escuros, Jamie Dornan estrelou em um par de filmes de 2016 sobre as últimas arquibancadas.

Cerco de Jadotville, que apresenta o ator como o comandante de uma força de paz da ONU que se encontra cercada, em menor número e sem retirada, reforço ou reabastecimento durante a crise do Congo de 1961. O astro – ostentando um bigode Freddie Mercury impressionante para o papel – oferece uma atuação atraente em um longa esquecível que fracassa. 

Operação Anthropoid

Operação Anthropoid, por outro lado, é mais memorável. Dornan e Cillian Murphy interpretam soldados da Tchecoslováquia na Segunda Guerra Mundial que aparecem atrás das linhas inimigas com a missão de assassinar Reinhard Heydrich, o potentado nazista e arquiteto da Solução Final. O filme retrata em termos brutais e inabaláveis ​​a resposta nazista. Tortura, execuções em massa e um tiroteio culminante em uma igreja de Praga.

O longa evita o erro que muitos filmes da Segunda Guerra Mundial cometem ao retratar os nazistas apenas como o time adversário, reduzindo a brutalidade e a barbárie por um tom mais amigável com a pipoca. Em vez disso, Operação Anthropoid faz o Resgate do Soldado Ryan (1998), de Steven Spielberg parecer Moana (2017), de Ron Clements e John Musker. Pode ser o melhor filme que o ator já fez.  Mas, depois de assisti-lo uma vez, provavelmente nunca mais assistirei.

Durante a corrida de Cinquenta Tons, Jamie Dornan, periodicamente, colocava os chicotes de Christian Grey para um papel principal em um trabalho violento e deprimente. Mas, desde que ele foi libertado, enfrentou uma série de desafios interessantes.

Jamie Dornan x Daniel Radcliffe

Em muitos aspectos, a carreira de Dornan lembra a de Daniel Radcliffe. Como Dornan, Radcliffe sabe, certamente, que seu primeiro grande papel definirá sua carreira, não importa o que ele faça.

Livre das expectativas de encarnar um personagem popular, ele assumiu uma série de projetos interessantes menores e independentes: A Mulher de Preto (2012), de James Watkins; bem como Versos de um Crime (2013), de John Krokidas; O Amor é Estúpido (2014), de Michael Dowse; Um Cadáver Para Sobreviver (2016), de Daniel Kwan e Daniel Scheinert; e Fuga de Pretória (2020), de Francis Annan, assim por diante.

Para Dornan, sua corrida pós-franquia assumiu um tom mais leve do que sua era anterior de trabalho, na verdade, ele teve um número musical em cada um de seus últimos três créditos no filme: Além das Montanhas (2020), de John Patrick Shanley; Duas Tias Loucas de Férias (2021), de Josh Greenbaum; e Belfast (2021), de Kenneth Branagh.

Só no ano passado, vimos Dornan juntar todo o pacote: a intensidade ardente que o tornou um símbolo sexual, mas também um dom para a comédia que pode não vir em The Fall ou Operação Anthropoid, mas o tornou um elemento fixo Sofá de Graham Norton

Belfast

Jamie Dornan não é, de forma alguma, o artista de destaque em Belfast. No desenrolar da temporada de premiações, fica evidente que ele está em segundo plano para dar destaque a estrelar Caitriona Balfe e o magnífico Ciáran Hinds. Mas como o amoroso e íntegro pater familias, o ator, absolutamente, dá conta do recado no filme memorialístico e pessoal de Kenneth Branagh

Ele foi erroneamente considerado o solteiro romântico, mas nasceu para interpretar o pai sexy. Ele ainda é magnético quando precisa ser. Este ainda é um cara profissional gostoso – mas Dornan é chocantemente fácil de comprar como uma figura paterna. A mistura perfeita de proteção feroz e autodepreciação boba que todo mundo quer de um pai.

Além das Montanhas

Esse senso de humor também transparece em Além das Montanhas (2020), de John Patrick Shanley. Não há como resgatar o filme como um todo, já que é uma amálgama ridícula de acentos confusos e estereótipos kitsch e apresenta uma das mais bizarras reviravoltas já cometidas ao longa, um artifício que é ainda mais confuso porque tem impacto zero sobre o enredo. Mas Dornan dá o seu melhor e consegue obter mais do que algumas risadas com piadas pastelão e reações faciais Halpertianas.

Mas ele pode ter atingido sua apoteose entre os lançamentos de Além das Montanhas (2020), de John Patrick Shanley; e Belfast (2021), de Kenneth Branagh; e como um capanga apaixonado em Duas Tias Loucas de Férias (2021), de Josh Greenbaum.

Dornan interpreta principalmente um homem hétero e cômico – embora a estupidez exagerada de Kristen Wiig, Annie Mumolo e Damon Wayans Jr naquele filme faria qualquer um parecer um homem hétero em comparação – mas ele mais do que segura o seu ter. E embora ele não interprete Barb nem Star, ele tem seu grande momento com “Edgar’s Prayer” uma música do Lonely Island aninhada neste filme de Austin Powers dos últimos dias.

Assista Jamie Dornan

Às vezes é fácil esquecer que atores como Brad Pitt e Chris Hemsworth começaram como nada mais do que colírio para os olhos, porque passaram a mostrar que são engraçados também. É isso que o ator está fazendo agora.

Assim, com o início de 2022, encontro-me em um lugar inesperado: um onde, se Jamie Dornan estiver em um filme, provavelmente vou vê-lo, não importa o que seja.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Vanderlei Tenório

Vanderlei Tenório é colunista dos jornais Tribuna do Sertão e Gazeta Regional de Jaguariúna, dos portais 082 Notícias e JB Notícias, do Web Jornal O Estado RJ – OERJ, colaborador do portal Repórter Nordeste, da Revista Alagoana, do jornal Tribuna de Itapira e do site português Cinema7Arte, além de editor da página Cinema e Geografia. Siga o jornalista no perfil pessoal, como colunista e em Cinema e Geografia.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman