Crítica de Filme | A Escolha

Gabriel Meira

|

4 de fevereiro de 2016

John Green e Nicholas Sparks não só dominam as prateleiras de livros dos adolescentes nos últimos anos como também as adaptações do gênero para Hollywood. Enquanto até a década passada, a maioria dos longas de romance adolescente tendiam mais para o lado cômico, hoje o foco está realmente no romance e o que advém dele.

Nicholas Sparks tenta sair da superficialidade com que o seu público maior costuma enxergar os sentimentos, criando filosofias, na tentativa de exteriorizar o que habita dentro do ser humano. Com frases exageradamente românticas e um amor que no “mundo real” parece ser uma utopia, o objetivo é suavizar os acontecimentos e ter o foco no público jovem.

Alguns nomes de filmes acabam entregando boa parte do que ele é em seu conteúdo, pelo menos da filosofia que o mesmo carrega. A Escolha fala de amor, de sua entrega plena e até onde o mesmo vai pra continuar sendo amor, assuntos comuns abordados por Sparks.

MV5BMjMzODI0MTAwNl5BMl5BanBnXkFtZTgwOTgwNzQ4NzE@._V1__SX1217_SY847_

Travis Park (Benjamin Walker) carrega a imagem típica do galã americano vendida pela indústria hollywoodiana: charmoso, independente e que não pensa em se envolver seriamente com alguém, até aparecer Gabby Holland (Teresa Palmer), uma mulher que se torna sua vizinha. Os dois se entregam à paixão mesmo a jovem tendo namorado, criando aí alguns dos conflitos externos do filme.

A Escolha carrega um ritmo pop, conduzido pela sua trilha sonora. Nicholas aborda assuntos comuns de forma exageradamente dramática, mas, ao mesmo tempo, procura suavizar o clima com a leveza dos personagens e a afinidade dos casais que vemos mais uma vez aqui. As interpretações carregaram aquilo que seus personagens pediam, sem grandes atuações, mas entregando o que precisava.

FICHA TÉCNICA:

Título original: The Choice

Gênero: Drama

Direção: Ross Katz

Roteiro: Bryan Sipe

Elenco: Alexandra Daddario, Anna Enger, Benjamin Walker, Brad James, Brett Rice, Diane Sellers, Jesse C. Boyd, Maggie Grace, Noree Victoria, Samantha Bell, Simone Griffeth, Teresa Palmer, Tom Welling, Tom Wilkinson, Wilbur Fitzgerald

Produção: Nicholas Sparks, Peter Safran, Theresa Park

Fotografia: Marcelo Zarvos

Montador: Joe Klotz

Trilha Sonora: Marcelo Zarvos

Duração: 109 min.

Ano: 2016

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Estreia: 04/02/2016 (Brasil)

Distribuidora: Paris Filmes

Estúdio: Nicholas Sparks Productions

Classificação: 12 anos

Gabriel Meira

Formado em cinema e apaixonado por todo tipo de arte, assiste de tudo, mas tem suas preferências pelos filmes que trabalham com o psicológico. Acredita na evolução do cinema nacional, assim como sua influência na educação.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman