7 Kinds of Monkeys lança CD com Jack Endino
Alan Daniel Braga
7 Kinds of Monkeys é uma recém-formada banda, nascida por mãos brasileiras, mas com músicas cantadas em inglês. Até aí morreu o Neves, visto que Sepultura, Angra e outros já fazem o mesmo há décadas. O que marca a diferença do projeto, idealizado pelo cantor, compositor e guitarrista capixaba Amaro Lima, é o aval e a participação do produtor de Rock de Seattle Jack Endino, responsável pela produção de discos de Nirvana, Soundgarden, entre outros.
A participação de Endino na música brasileira, na verdade, também não é novidade. A parceria do produtor com o Brasil data dos idos de 1993, quando começou a trabalhar com artistas como Titãs e Nando Reis. O que chama atenção para a nova parceria é o apoio do produtor depois da grande polêmica virtual na qual se envolveu no fim de janeiro passado.
Sem pretensão de causar discussão, mas cansado de receber material de bandas brasileiras com um inglês precário, Jack Endino fez um pequeno desabafo em sua página no Facebook. A crítica ganhou uma proporção além da esperada e trouxe um pouco de dor de cabeça. Com o ouvido na qualidade e o olho no público deste tipo de mercado, a intenção de Endino não era declarar um “go home” aos tupiniquins, mas muitos entenderam como tal. O resultado foi uma avalanche de comentários e alguns pedidos de desculpas.
Mas a internet também traz boas surpresas. E assim surgiu o convite de Amaro Lima (ex-Mahnimal) que, com algumas fitas demo, convenceu Jack Endino a tocar baixo e produzir “Search for Gold“, disco gravado e finalizado em apenas seis dias no estúdio do produtor em Seattle. O primeiro disco da banda intercambista contou ainda com a bateria de Barret Martin (ex-baterista do Screaming Trees e de projetos com REM e Stone Temple Pilots) e com a guitarra do carioca Ricardo Mendes (que já trabalhou com Djavan, Ed Motta, Adriana Calcanhoto e Shakira, dentre outros).
“Search for Gold” traz onze músicas, a maioria compostas por Amaro Lima. A exceção fica por conta da instrumental “The Caboclos Jam“, uma sinergia com origem no diálogo entre influências norte-americanas e brasileiras. Simultaneamente ao lançamento do CD, um documentário sobre as gravações e as experiências em Seattle, dirigido por Fabio Seidl e Raphael Erichsen, pode ser assistido no site da banda. Além de imagens em estúdio dos músicos tocando ou em momentos de descontração, o documentário também traz o encontro da banda com Krist Novoselic (baixista e co-fundador do Nirvana) e Kim Thavil (guitarrista do Soundgarden), dentre outras curiosidades.
Ao fim, 7 Kinds Of Monkeys é a resposta definitiva de Jack Endino para a polêmica com os brasileiros. Se houver competência e compreensão, o rock pode ser cantado em qualquer língua. Amaro Lima, o novo parceiro musical, confirma: ” – Quem conhece o Jack sabe que ele adora a música brasileira e o Brasil. Ele jamais toparia tocar no 7 Kinds of Monkeys se não achasse que poderíamos fazer um som com personalidade e qualidade. Bandas de outros países também cantam em inglês mesmo não sendo nativas na língua. Algumas são ótimas, outras nem tanto. A nossa língua é o rock.”
Mais informações no site da banda.
Para ouvir o disco, clique aqui.
E curta também a fan page da banda no Facebook.