A Garota da Moto crítica do filme Amazon Prime Video

‘A Garota da Moto’: a série que virou filme, mas não precisava

Wilson Spiler

|

22 de novembro de 2021

Produzida inicialmente como série de TV, A Garota da Moto teve uma boa receptividade do público no SBT, gerando uma repercussão capaz de colocar o canal em segundo lugar na audiência. No entanto, o seriado teve apenas duas temporadas, sendo a primeira em 2016 e a segunda em 2019. Cada qual com mais de 20 capítulos.

Dois anos depois, chega ao catálogo do Amazon Prime Video o filme A Garota da Moto, inspirado na série. Portanto, não se trata de uma continuação, mas uma repaginada na história exibida na TV. Se o seriado era estrelado por Christiana Ubach, aqui, quem é a protagonista é a atriz Maria Casedavall.

Diferenças e semelhanças entre série e filme

Mesmo com elencos um pouco diferentes e mídia distintas, a trama, em sua essência, não é alterada. Muito por conta de David França Mendes, também responsável pelo roteiro da série. No enredo, Maria Casedavall é Joana Souza, a “Jô”, uma jovem motoqueira e mãe que busca fugir de encrencas e fazer justiça, assim como no programa de TV.

Mas as semelhanças acabam por aí. Enquanto na obra original, a perseguição é por conta de um possível adultério, no filme A Garota da Moto, ela descobre uma fábrica em que mulheres refugiadas são exploradas como escravas. A jovem consegue libertá-las, mas precisará enfrentar o chefe do esquema que busca vingança.

Murilo Grossi, bem como Fernanda Viacava e Felipe Montanari, também reprisam seus papéis de Reinaldo Souza “Rei”, Valéria “Val” e Marley, respectivamente. Mas tanto elenco quanto boa parte dos personagens, até por conta dessa forte mudança na trama, são completamente diferentes.

Tons completamente distintos

Se na série o humor, a vivacidade das cores e a o baixo orçamento bem aproveitado eram características destacáveis, no longa-metragem o tom é bem mais sombrio, se utilizando de uma fotografia mais escura e uma trilha mais densa, sem espaços para relacionamentos ou piadas.

Talvez a intenção do diretor Luís Pinheiro tenha sido proposital, até para tentar desassociar a imagem da série com o filme, bem como trazer um novo público que não acompanhou o programa. Mas se a produção da TV tinha seu charme, embora também fosse recheado de clichês e breguices, o longa de 2021 é vazio de carisma.

Maria Casadevall, que tem seus bons momentos na TV e no teatro, está péssima como protagonista. A tentativa de parecer durona não necessariamente precisa tornar a personagem sempre mal-humorada. Assim como o vilão de Duda Nagle é horroroso. Mas a culpa não é só dos atores. Afinal, tem um diretor para orientá-la. O restante do elenco também está bem abaixo do aceitável, com atuações totalmente cafajestes. Até o grande Roberto Birindelli não convence, forçando um sotaque vexatório.

Cenas inacreditáveis

Por falar em vexame, algumas lutas também são de dar vergonha alheia. Destaque para a cena em que Jô é atacada por um dos bandidos e se defende com um saco de tomates em câmera lenta. Difícil entender como isso passou no corte final. Aliás, dá para se ter uma ideia ao ver o currículo de Luís Pinheiro como cineasta. A Garota da Moto é apenas seu segundo filme, tendo estreado em 2018 com a comédia genérica Mulheres Alteradas. Ou seja, é um iniciante em cinema de ação.

Por fim, é difícil destacar algo de bom em A Garota da Moto. Talvez a produção, muito por causa do orçamento mais robusto fornecido pelo Amazon Prime Video, com direito até a efeitos à la Matrix e referências a Zack Snyder, de tanto exagero nas câmeras lentas e cores dessaturadas.

Mas só isso não basta para tornar uma obra atrativa. Para se ter uma ideia, a protagonista mal anda de moto na produção, só justificando o título por ela ser uma motogirl, ou como a própria diz, motofretista. Então, se você viu a série, deixe o filme de lado. Se não assistiu, como diz o coronel Fabio de Tropa de Elite, “esquece essa merda aí”.

Onde assistir ao filme A Garota da Moto?

A saber, o filme A Garota da Moto está disponível para assinantes do Amazon Prime VideoAliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme A Garota da Moto, do Amazon Prime Video

A Garota da Moto: elenco do filme (Amazon Prime Video)

Maria Casadevall
Kevin Vechiatto
Murilo Grossi
Duda Nagle
Naruna Costa
Roberto Birindelli
Gilda Nomacce

Ficha Técnica

Título original do filme: A Garota da Moto
Direção: Luís Pinheiro
Roteiro: David França Mendes
País: Brasil
Duração: 85 minutos
Gênero: ação
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
2
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 2

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman