O escritor mineiro Silviano Santiago ganhou, nesta segunda-feira (01/07), o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), pelo conjunto de sua obra.
Entre os premiados nas outras categorias estão Antonio Cícero (Poesia), pelo livro “Porventura”; Lya Luft (Ficção, Romance, Teatro e Conto), pelo título “O tigre na sombra”; Pedro Meira Monteiro, com “Correspondência entre Mário de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda”, e Lúcia Bettencourt, com “O Banquete” (Ensaio, Crítica e História Literária – prêmio dividido entre os dois); Luiz Raul Machado (Literatura Infantojuvenil), por “As 17 cores do branco”; Caetano Waldrigues Galindo (Tradução), pela tradução de “Ulysses”, entre outros.
O Prêmio Francisco Alves, outorgado a cada 5 anos a melhor monografia sobre o ensino fundamental no Brasil, foi para José Rogério Fontenele Bessa, pelo “Atlas Linguístico do Estado do Ceará”.
O valor dos prêmios é de R$ 100 mil para o Machado de Assis e de R$ 50 mil para os demais, e será entregue na quinta-feira, dia 18/07.