Com temas de inclusão, Anima Mundi 2018 mostra por que é um festival para todos os públicos

Paola Jullyanne

|

21 de julho de 2018

O 26º festival internacional de animação do Brasil teve início nesta sexta-feira (20), com uma apresentação especial para convidados no Cine Odeon, no Rio de Janeiro. O Anima Mundi começou em 1993 e é atualmente um dos maiores festivais de animação do mundo. Este ano, o evento contou com mais de 4 mil filmes inscritos, selecionando mais de 400 para a amostra.

Os curtas abordam temas como: inclusão social, poluição ao meio ambiente, a rotina nas grandes cidades, problemas psicológicos, entre outros. Sendo todos muito atuais e relevantes mundialmente. O evento de abertura contou com a participação da imprensa e convidados e uma emotiva apresentação dos diretores, produtores e patrocinadores do Anima Mundi.

(FOTO: Paola Santos | BLAH CULTURAL)

Para Aída Queiroz, o festival serve como um grande encontro, onde são plantadas novas ideias para o mercado de animação brasileiro. A fundadora e também diretora do projeto afirma que este é um momento importante para levar ao conhecimento do público o que está sendo produzido no mundo. A ideia dos criadores é pegar o movimento que nasce no festival e espalhar para onde é possível buscar talento.

A animação é a alma do cinema, a alma do audiovisual, foi onde tudo começou. Os filmes que a gente traz para o Anima Mundi estão criando uma cultura de audiovisual, onde todo mundo pode produzir, afirma Marcos Magalhaes, um dos fundadores e diretores do Anima Mundi.

A programação no Rio de Janeiro começa neste sábado (21) e vai até o dia 29 de julho, com apresentações na Casa França-Brasil, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Centro Cultural Correios, Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e Cine Odeon Net Claro – Centro Cultural LSR.

Em São Paulo, terá início no primeiro dia do mês de agosto e seguirá até o dia 5. As apresentações serão na Caixa Belas Artes, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBBSP), Centro Cultural São Paulo (CCSP), Cinemateca Brasileira, CINUSP e Memorial da América Latina.

Para mais informações, visite o site do evento: http://www.animamundi.com.br

Paola Jullyanne

Pernambucana/carioca, cinéfila de carteirinha e viciada em séries. Curto uma boa música e uma boa leitura, não sou apegada a padrões e adoro um desafio.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman