‘Ataque dos Cães’ e a masculinidade tóxica

‘Ataque dos Cães’ e a masculinidade tóxica

“Livra-me da espada, livra a minha vida do ataque dos cães.” (Salmos 22:20)

À frente de uma fazenda de gado na Montana dos anos 1920, os irmãos George (Jesse Plemons) e Phil Burbank (Benedict Cumberbatch) administram-na de maneiras radicalmente opostas. George, bem vestido e moderado, é a gentileza em pessoa e o único a socializar de acordo com as necessidades do negócio. Já Phil, sujo e bruto, prefere a lida com o gado e os vaqueiros, é um exímio castrador e muito cauteloso com animais contaminados. E não perde uma oportunidade de lembrar o seu mentor Bronco Henry, que aparentemente ensinou tudo o que sabe e especialmente o que ele não revela.

Primeira produção da Netflix filmada na Nova Zelândia, no filme Ataque dos Cães (The Power of The Dog), a diretora e roteirista Jane Campion adapta o romance homônimo de Thomas Savage, no qual George se encanta e traz para a fazenda a viúva Rose Gordon (Kirsten Dunst) e seu filho Peter (Kodi Smit-McPhee), um rapaz visto como sensível demais e alvo de chacota.

Mas a chegada de Rose desperta um antagonismo doentio em Phil, que passa a assombrá-la diuturnamente. Causando nela uma angústia que só aumenta na medida em que ela percebe o interesse dele no seu filho, tal qual um cão sarnento visa uma presa.

Atuações brilhantes

Dirigido com destreza por Campion, a produção é um deleite não apenas por sua fotografia, montagem, trilha sonora e tantos outros quesitos que já vem arrebanhando prêmios, mas especialmente pelo trabalho de Dunst e Cumberbatch, que nem mesmo se falavam durante as filmagens. O que aumentou a sensação de um ambiente que hoje seria visto como impregnado de masculinidade tóxica e pelo qual o ator passou duas semanas sem tomar banho e fumou cigarros sem filtro mesmo passando mal.

Aliás, ao contrário do que crê a maioria, um ambiente de masculinidade tóxica não é feito apenas por homens héteros se impondo sobre os outros. Um tema que Ataque dos Cães estuda de maneira minuciosa com seu cowboy dissimulado.

Onde assistir ao filme Ataque dos Cães?

A saber, o filme Ataque dos Cães está disponível para assinantes da Netflix. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Ataque dos Cães, da Netflix

Ataque dos Cães: elenco do filme (Netflix)

Benedict Cumberbatch
Kirsten Dunst
Jesse Plemons
Kodi Smit-McPhee
Thomasin McKenzie
Genevieve Lemon
Keith Carradine
Frances Conroy

Ficha Técnica

Título original do filme: The Power of the Dog
Direção: Jane Campion
Roteiro: Jane Campion, baseado no livro de Thomas Savage
País: Reino Unido, Austrália, Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia
Duração: 128 minutos
Gênero: faroeste
Ano de produção: 2021
Classificação: 14 anos

9.7
OVERALL SCORE
Créditos Galáticos: 10
2 user votes x 9.5
Filmaço!
TAGS
Share This