‘Avenida Beira-Mar’ é cativante e surpreendente

Bruno Oliveira

Avenida Beira-Mar é um filme nacional que estreou nos cinemas em novembro de 2024 e já está disponível no Telecine dentro do Globoplay. O filme é dirigido por Maju de Paiva e Bernardo Florim, contando com a produção da Elo Studios, Viralata Produções e Telecine. Ele marca a estreia da dupla de diretores em longas-metragens e eles também roteirizam a obra. Os dois são egressos da UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói, e foi neste município, no bairro de Piratininga, que o filme foi inteiramente rodado. Já circulou por diversos festivais ao redor do mundo e chegou a ser premiado no Festival do Rio tendo sido vencedor do Prêmio Felix de Melhor Filme Brasileiro. Essa categoria visa celebrar produções e narrativas com temática LGBTQIAPN+. Esta obra é um belo exemplar de como sociedade e as famílias lidam com questões de gênero e preconceito.

Sinopse

Rebeca (Milena Pinheiro), uma garota de 13 anos de pais separados, muda-se com sua mãe para a litorânea Piratininga, em Niterói, e sua rotina de observar a rua do alto do muro muda ao avistar Mika (Milena Gerassi), uma menina da sua idade que, embora designada com o sexo oposto ao nascer, se veste e se identifica como garota. Essa amizade, sincera e profunda, é incompreendida e malvista pelos adultos ao redor, culminando no desaparecimento de Mika após ser forçada a se submeter à vontade de seus pais, que não aceitam sua identidade. Esse evento abala a tranquilidade da Avenida Beira-Mar e as vidas de todos os envolvidos.

Avenida Beira-Mar

A construção da amizade

Esse é um daqueles filmes em que não esperava nada e que ganhei tudo. Nunca ia esperar que uma amizade entre duas meninas adolescentes comuns se desenvolveria para uma conversa que transcenderia as telas e provocaria uma importante reflexão. Rebeca é uma menina sem amigos, por ser nova na vizinhança, e que passa os dias sozinha. Mika parece ser uma menina rebelde que não possui muito amigos. Essa configuração permite que as duas se tornem melhores amigas. Com essa amizade, Rebeca consegue questionar e expandir sua própria percepção do mundo, enquanto Mika encontra a aceitação que lhe é negada em casa, na escola e na sociedade em geral.

Conflito geracional e o preconceito enraizado

Algo que pude observar foi o contraste entre a inocência de meninas no início da adolescência e o preconceito de adultos com ideias já formadas. A incompreensão dos pais de Mika e a forma como a sociedade em geral reage à identidade da menina geram um conflito que se torna o cerne da trama. Mika é um pouco revoltada, mas não se deixa abalar completamente com todas as intempéries em sua vida. A falta de diálogo e a intolerância dos adultos ditam as regras que impactam diretamente no destino dessas duas meninas. É belo observar como duas almas inocentes conseguem observar além das regras sociais estabelecidas. Essa é a grande força dessa produção e nos faz pensar bastante em como o mundo é cruel com pessoas que só carecem de um pouco de amor e afeto.

Mérito dos diretores estreantes

O mérito de como tudo se desenvolve de forma simples e elucidativa é dos diretores estreantes. Eles mostram muita sensibilidade e não precisam demonstrar tudo com palavras. As imagens, por si só, são suficientes para a compreensão da narrativa. Parecem veteranos e nos dão uma aula de como contar uma história e de como podemos debater assuntos relacionados ao preconceito arraigado em parte da população. Além disso, conseguem criar um ambiente melancólico ao colocar essa história no inverno de uma região praiana. A falta de pessoas e a frieza da estação nos passa um sentimento de abandono e de silêncio. Tudo bem pensado e bem demonstrado.

Conclusão

Avenida Beira-Mar é um filme que não esperava nada, mas que me surpreendeu e cativou profundamente. Não esperava o plot central chegar e quando veio, conseguiu captar minha atenção e permitiu uma melhor compreensão de muitos elementos apresentados anteriormente. As interpretações das meninas são um grande ponto forte de todo longa, assim como a direção e o roteiro. Um debate sério é conduzido de forma sensível, muitas vezes utilizando poucas palavras. Uma imagem, um olhar, uma ação, já dizem muito mais do que o necessário para entendermos o que estava acontecendo. Um belo filme.

Onde assistir ao filme Avenida Beira-Mar?

O filme Avenida Beira-Mar está disponível para os assinantes do Telecine (Globoplay).

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.

Elenco de Avenida Beira-Mar

Milena Pinheiro
Milena Gerassi
Andrea Beltrão
Analú Prestes
Emiliano Queiroz
Isabel Teixeira
César Augusto
Taye Couto
Ângela Rebello
Daniel Breda
Bruno Bernardini

Trailer – Avenida Beira-Mar

Ficha Técnica – Avenida Beira-Mar

Título original: Avenida Beira-Mar
Direção: Maju de Paiva e Bernardo Florim
Roteiro: Maju de Paiva e Bernardo Florim
Data de estreia: 21 de novembro de 2024 (cinemas) e 29 de janeiro de 2025 (Telecine dentro do Globoplay)
Duração: 92 minutos
País: Brasil
Gênero: Drama
Ano: 2024
Classificação: 12 anos

Bruno Oliveira

NAN