Baú do Blah: Bruce Springsteen
Anna Cecilia Fontoura
O Baú do Blah chega em ritmo de esquenta para o show principal dessa noite de Rock in Rio. Bruce Springsteen, que além de já merecer a homenagem por ser quem é, ainda faz aniversário no próximo dia 23…
Assim como Beyoncé, o cantor também contou com o incentivo da família para entrar no meio musical. Aos 13 anos, Bruce ganhou de sua mãe seu primeiro violão. A matriarca deve ter ficado bem orgulhosa com a desenvoltura do filho porque 3 anos depois voltou a presenteá-lo com um instrumento musical. Só que dessa vez foi uma guitarra. Com esse presente que ele compôs sua primeira canção: “The Wish“.
Em 1965, Bruce começou então a frequentar a casa de Tex e Marion Vinyard, que auxiliavam jovens músicos da cidade. Eles o ajudaram a ingressar na banda The Castiles, primeiramente como guitarrista, depois como vocalista também. O grupo gravou duas músicas originais e fez shows em diversos bares e cafés. Marion Vinyard chegou a declarar certa vez que realmente acreditou no jovem Springsteen quando ele prometeu que seria famoso…
No final dos anos 60, Bruce entrou em um trio chamado Earth, que fez vários shows em clubes nos arredores de Nova Jersey (sua terra natal). Durante esse período, ganhou o apelido de The Boss (“O Chefe”). Entre 1969 e 1971, o cantor tocou em uma banda chamada Steel Mill. Depois de 1971, ele integrou diversas bandas, sempre em lugares pequenos como bares, clubes e escolas: Dr Zoom & the Sonic Boom (1971), Sundance Blues Band (1971), e The Bruce Springsteen Band (1971-1972).
Em 1972, Bruce Springsteen assinou um contrato com a Columbia Records e trouxe vários amigos de Nova Jersey para tocar com ele. Nascia assim a E Street Band (que não ganhou de imediato esse nome). Seu primeiro álbum, “Greetings from Asbury Park, N.J.”, lançado em janeiro de 1973, teve uma boa recepção da crítica, ainda que não tenha vendido bem na época. Mas, foi só no terceiro álbum que Bruce Springteen cumpriu sua promessa e virou famoso. O disco “Born to Run”, lançado em 1975, que traz a música-título, “Thunder Road”, “Tenth Avenue Freeze-Out”, e “Jungleland” ,entre outras, não faltam no setlist do cantor até hoje…
Apesar de altos e baixos na carreira, Bruce Springsteen está aí até hoje! Sem contar que ele, que até inspirou Jon Bon Bovi, por ser ativista de causas humanitárias e políticas. Como se não bastasse, o homem ainda é defensor do meio ambiente e até vegetariano. Vida longa a Bruce Springteen!
Sem mais blah blah blah, vamos logo relembrar “The Wish“.