Baú do Blah: Lucky Man
Anna Cecilia Fontoura
No Dia de Finados, o Baú do Blah relembra uma banda já falecida, porém nunca esquecida. The Verve nasceu em 1989, mas só em 1993, o grupo britânico lançou seu primeiro álbum “A Storm in Heaven”.
A década de 90 brincou com o destino da banda. Os primeiros anos foram pacíficos e prósperos, mas quanto mais o meado se aproximava, os reverses iam chegando com tudo… O ano de 1997 simplesmente trouxe o auge e e a latente semente do fim… Para compreender melhor esse paradoxo, vamos pegar a canção “Bitter Sweet Synphony”. A música é um grande sucesso! Até hoje toca nas rádios. A faixa está no álbum “Urban Hymns” e também na trilha sonora do filme “Cruel Intentions” (Segundas Intenções”). Até aí maravilha, não é? Mas, eis que Mike Jagger acabou com a maré de sorte dos caras. O vocalista do Rolling Stones processou o The Verve por plagiar um sample e roubar a expressão “Bitter Sweet Symphony” deles… Detalhe que o título significa em português algo como (amargo + doce = agridoce ) “Sinfônia Agridoce”. Ela já retratava a crise interna da banda… Quem ganhou a batalha judicial foi Mr. Jagger.
Vale destacar que além da derrota, das brigas internas, ainda havia as birras com bandas britânicas do mesmo gênero como Blur e Oasis… Detalhe que no início da carreira os integrantes do The Verve eram amigos de Noel Gallagher e fazia até turnê com o grupo dele… (Tá os Gallaghers também não são santos… Rs). Apesar do sucesso de “Urban Hymns” , em 1999, o fim chegou pela primeira vez no destino do The Verve. O grupo ressuscitou, em 2008 ,só para lançar o álbum “Forth”, que agradou o público e a crítica, e surpreendeu anunciando novamente a sua morte…
Fala a verdade… The Verve não tem tudo a ver com Dia de Finados… rs
O Baú do Blah orgulhosamente (e ironicamente) desenterra “Lucky Man”. Essa música integra o emblemático álbum “Urban Hymns”. O ano era 1997. Essa música começa mais ou menos assim…
Happiness
More or less
It’s just a change in me
Something in my liberty
Oh my, my
Happiness
Coming and going
I watch you look at me
Watch my fever growing
I know just where I am