Baú do Blah: Ronnie James Dio
Anna Cecilia Fontoura
Na última segunda, 15 de julho, foi o Dia do Homem. A data passou discretamente, sem presentes, felicitações ou grandes comemorações… (aposto que muito homem nem lembrou… RS). Mas, como esta que vos escreve sempre busca ser justa, assim como fiz um Baú Especial Dia da Mulher, estou fazendo um com o Dia dos Homens (embora muitos nem mereçam, né… Rs).
Somente no Brasil, a data que homenageia o sexo masculino é comemorada no mês 7. O Dia Internacional do Homem, divulgada mundo à fora pela UNESCO, é 19 de novembro. Mas, você deve estar se perguntando: Por que existe o Dia do Homem? Enquanto o Dia Internacional da Mulher surgiu para chamar a atenção e combater as desigualdades e violências que o sexo feminino vem sofrendo há séculos (mas acabou se tornando uma data comercial também…), o Dia dos Homens no Brasil serve para relembrar aos nascidos no gênero XY que eles precisam cuidar da saúde (estatisticamente os homens morrem antes das mulheres por aqui…). Não se sabe como, essa data não pegou cá em terras tupiniquins (mesmo com fama de ser tão machista… Rs).
Sem cair no clichê Guerra dos Sexos, busquei homenagear os homens com uma canção que não os agredisse, mas também que não os estereotipasse negativamente. Acabei optando por um clipe de um músico bem especial, Ronnie James Dio, a quem costumam atribuir o uso do chifrinho no rock, para essa ocasião especial. Infelizmente no final de 2009, Dio foi diagnosticado com um câncer de estômago, lutou bravamente contra o tumor, mas em maio de 2010, o cantor faleceu em decorrência da doença…
“Holy Diver” foi o primeiro álbum solo de Dio, lançado em 1983, e que tornou-se um clássico do metal dos anos 80. Curtam então a faixa de mesmo nome como presente meu… Rs