Bizarros Peixes das Fossas Abissais Filme

Exibido durante o Festival do Rio 2023 - Foto: Reprodução / Internet

Bizarros Peixes das Fossas Abissais traz ação surrealista e mensagem tocante

Bruno Oliveira

Bizarros Peixes das Fossas Abissais é um novo longa animado nacional que teve sua exibição no último Festival do Rio. Ele é o primeiro longa animado de Marão, mais conhecido por curtas como Eu Queria Ser Um Monstr’ (2010) e Até a China (2015). Ele começou esse trabalho há mais de dez anos com uma equipe bem reduzida e usou o processo de animação clássico, com lápis e papel na mão, sem uso de softwares que facilitariam o processo. O resultado é uma obra surrealista com uma mensagem bem íntima do diretor para o seu público.

Leia mais:

Com dublagem de Natália Lage, acompanhamos uma mulher com poderes aleatórios, como transformar seus glúteos em um poderoso gorila. Sua missão é unir vários pedaços de um vaso, que juntos compõem um mapa que a levará a uma alga especial que ajudará seu avô contra a terrível doença de Alzheimer. O problema é que esse lugar é a inóspita profundeza do mar onde habitam os bizarros peixes das fossas abissais. A ela, se juntam nessa aventura uma nuvem (Gulherme Briggs) e uma tartaruga detentora de transtorno obsessivo-compulsivo.

Bizarros Peixes das Fossas Abissais Filme

Exibido durante o Festival do Rio 2023 – Foto: Reprodução / Internet

Uma boa animação no estilo clássico

Ando muito acostumado com as animações atuais que são todas feitas com uso de computador e com muito 3d integrado. Digo isso, pois Bizarros Peixes… possui um tipo de animação bem simples e por isso demorei um pouco para me acostumar. Somando-se a isso, o surrealismo, que é um artifício narrativo do qual não gosto muito, estava com tudo. Ver a bunda de nossa protagonista se transformar em gorila é deveras bizarro. Aos poucos, consegui adaptar minha mente para a proposta oferecida por essa obra.

Vou dizer exatamente onde esse longa me fisgou de verdade: foi no exato momento em que a nossa protagonista começa a falar sobre o Alzheimer de seu avô. A tela fica escura e ouvimos um belo monólogo sobre isso. É irônico dizer que o momento que me pegou foi justamente o que tem menos animação em tela. Achei tocante e bem emocional. Acabou desvirtuando tudo o que estava vendo e me fez parar para refletir um pouco. Depois de tantas loucuras, apreciar esse momento foi mágico.

Bizarros Peixes das Fossas Abissais Filme

Exibido durante o Festival do Rio 2023 – Foto: Reprodução / Internet

Outro momento que me marcou foi justamente quando nossos heróis chegam nas temíveis fossas abissais. Todo o balé criado debaixo d’água com os seres marinhos e nossos protagonistas são muito belos. São simples sim, porém, é possível notar o lúdico com as linhas de desenho bem simples com uma trilha sonora que te deixa completamente imerso no momento. Me deu até mesmo uma sensação de tranquilidade e paz, por mais que o ambiente parecesse perigoso.

Conclusão

Bizarros Peixes das Fossas Abissais é uma animação com traços simples, uma ação surrealista e uma mensagem tocante. Não vou dizer que achei perfeita, pois tiveram alguns momentos em que me senti um pouco desconexo do filme e em outros o sono chegou de uma forma bem abrupta. Ainda assim, conseguiu me tocar a ponto de notar uma beleza diferente que é rara hoje em dia em obras do tipo. O tema toca os adultos e seu estilo toca mais as crianças. De qualquer forma, é algo que vale a pena ser visto.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:

https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer do filme Bizarros Peixes das Fossas Abissais

Ficha Técnica do filme Bizarros Peixes das Fossas Abissais

Título original: Bizarros Peixes das Fossas Abissais

Direção: Marcelo Fabri Marão

Roteiro: Marcelo Fabri Marão

Elenco: Natália Lage, Guilherme Briggs, Rodrigo Santoro

Onde assistir:

Data de estreia: sem previsão

Duração: 75 minutos

País: Brasil

Gênero: Animação

Ano: 2023

Classificação: Livre

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: