Bloco Ilú Obá de Min celebra mês da consciência negra em dois shows na Casa Natura Musical

Roberta Negrão

|

10 de novembro de 2018

É quase que impossível negar a influência de ritmos negros no espectro geral da música brasileira atual. A música popular brasileira sempre foi negra. Os batuques trazidos para o Brasil pelos africanos na época da colonização ultrapassaram, depois da abolição da escravatura, a barreira dos terreiros e deu origem, nos morros, ao que a gente conhece hoje como música urbana. Em novembro, mês da Consciência Negra, a Casa Natura Musical preparou uma programação imperdível com shows em celebração à data.

O Ilú Obá De Min – Educação, Cultura e Arte Negra é uma associação paulistana sem fins lucrativos que tem como base o trabalho com as culturas de matriz africana e afro-brasileira e a mulher. Em 2016, o bloco homenageou Elza Soares e abriu o carnaval de rua de São Paulo. Desde então, a relação das percussionistas com a artista se estreitou tanto que, além de terem feito alguns shows juntos, o bloco participa da faixa “Banho”, que integra o novo disco da cantora, “Deus É Mulher” (2018).

Crédito: Roberto Assem

Em publicação no Facebook, o bloco afirma que falar de mulheres quilombolas é falar da valorização das mulheres negras que tanto lutaram e lutam ainda hoje, por terras, direitos igualitários, respeito, melhores condições de trabalho e por liberdade de ir e vir sem ser julgada e discriminada diariamente.

No dia 28 de novembro, o Ilú Obá de Min e Elza Soares voltam a se encontrar, agora no palco da Casa Natura Musical, no Red Bull Music Festival São Paulo. No dia 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra, o bloco também estará na Casa com a dupla Craca e Dani Nega, apresentando seu segundo disco, “O Desmanche” (2018), uma performance dançante e política que mistura música eletrônica latina, spoken word e hip-hop.

Programação, venda de ingressos e outras informações em:

www.casanatcuramusical.com.br

Roberta Negrão

Editora de música do BLAH, jornalista e redatora, uma geminiana musico-falante viciada em shows e amante da vida. Apaixonada por rádio, locução, natureza, violão e fotografia. "Gosto do que é novo, diferente, de gente que fala sorrindo e desconfio das que não gostam de gatos. Vivo cantarolando para espantar todo mal que há. Metade de mim é música, a outra estou tentando descobrir..."
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman