Boa noite Punpun

‘Boa noite Punpun’, a obra prima de Inio Asano

Jhone Silva

|

20 de junho de 2022

Boa noite Punpun, obra de autoria do mangaká Inio Asano, é um mergulho na subjetivação do ser, da sociedade e das relações interpessoais. Além disso, com cenários deslumbrantes e temáticas espinhosas, Asano delineia brilhantemente a história do protagonista Punpun.

Narrativa Explêndida

A saber, a narrativa se desenvolve desde a inocente infância de Punpun até a sua desiludida fase adulta.

Um dos grandes méritos deste mangá é a precisão e a astúcia ao desenvolver e amarrar a trama; nada na obra é à toa. Dessa forma, é possível enxergar no jovem Punpun traços, traumas e defeitos que influenciarão a narrativa e ditarão o rumo de diversos acontecimentos: sua precária relação com os pais deturpa a maneira que ele se relaciona com pessoas e lida com os sentimentos e problemas; o abandono dos amigos o torna uma pessoa solitária e sem inclinação a procurar amizades; a falta de estímulo e apoio tornam-no amargo e sem perspectiva de futuro.

Desta obra podemos auferir muitas lições; no entanto, a que mais chama atenção é sobre as diversas maneiras possíveis de se relacionar com o mundo, nunca devemos olhar e julgar as escolhas do outro através da lente de nossas próprias ideologias. Sendo assim, os diferentes tipos de visão de mundo são personificados em diversos personagens – a cada um deles é dado o devido desenvolvimento necessário para seu aprofundamento. Portanto, há os que aceitam os padrões impostos pela sociedade e tentam segui-los; os que não conseguem lidar com a realidade do jeito que é, fugindo e moldando o seu próprio universo ficcional onde não é tão penoso viver; os que questionam o status quo e buscam viver a felicidade da maneira como os filósofos a descreveram; e os que simplesmente não se encaixam.

Enfim, personagens marcantes, reflexões inteligentes e um final trágico, dramático e lindo: isso é a OBRA PRIMA de Inio Asano.

Sinopse de Boa noite Punpun

Punpun Onodera é um garoto normal, que vive feliz com sua família. Um dia, Aiko Tanaka é transferida para a sua escola. Foi paixão à primeira vista!! Voltando juntos para casa, ela conta que no futuro, “a Terra vai se tornar um planeta inabitável”. É nessa hora que Punpun decide ser um cientista espacial. No entanto, bem quando encontra seu objetivo na vida, a sua realidade começa a desmoronar. Considerado por muitos como a obra-prima do aclamado Inio Asano, Boa Noite Punpun é um slice of life que trata de temas delicados como solidão, relações familiares conturbadas e depressão.

Por fim, no Brasil a obra é publicada pela editora JBC. Portanto, confira a capa nacional do primeiro volume do mangá.

Boa noite Punpun capa do mangá

Aliás, se interessou pela obra? Se sim, então apoie o ULTRAVERSO comprando-a pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Ficha Técnica

Título original: おやすみプンプン (Oyasumi Punpun)
Título nacional: Boa Noite Punpun
Autor: Inio Asano
Serialização no Japão: Big Comic Spirits
Demografia: Seinen
Editora original: Shogakukan
Editora Brasileira: JBC
Nº de volumes no Japão: 13
Nº de volumes no Brasil: 7
Início da publicação no Brasil: Dezembro de 2018
Fim da publicação no Brasil: Julho de 2019
Formato: 13,2 x 20 cm
Miolo: Papel Lux Cream
Preço: R$ 44,90

Jhone Silva

Um jovem paulistano que aproveita a boemia da maior cidade brasileira, embora prefira ficar trancado em seu quarto lendo, assistindo, escutando e jogando e fazendo arte. Mas sempre com uma qualidade duvidável, é claro.
5

Créditos Galáticos: 5

Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme