Show de abertura do Rio Music Market

julia vargas e joão donato no Theatro Net Rio, em foto,de Alvaro Tallarico

Bônus | João Donato, Mestrinho, Júlia Vargas e a Alegria dos homens

Alvaro Tallarico

|

11 de dezembro de 2019

Na última segunda-feira (11/12), estive na abertura do Rio Music Market, no Theatro Net Rio, em Copacabana (RJ). É mais um evento que busca fortalecer a cultura. Esse, em especial, tem seu foco no mercado musical. Inclusive, a abertura foi com um show hipnotizante de Júlia Vargas, Mestrinho e João Donato. Como um jornalista esforçado, aproveitei a oportunidade para dialogar um pouco com esses artistas, baluartes da nossa cultura.

Perguntei para Mestrinho sobre a importância do forró. “É um dos gêneros que mais representa o Brasil, tanto quando a Bossa Nova, o samba. Você falar no Brasil e não pensar no forró de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, essa galera… não tem como. É uma identidade, a identidade do Brasil. Sem dúvidas, é muito importante as pessoas conhecerem. Aliás, forró é um gênero que emana muito amor, muito sentimento nas melodias. É um ritmo descendente da áfrica, vem pro Brasil. Mas se você escutar forró em qualquer lugar do mundo você pensa que está no Brasil. O forró sempre vai estar comigo, nunca vou deixar o forró. Mas galera sabe também que sou eclético, gosto de tocar várias coisas. Até lancei o disco “Grito de Amor”, que é um pouco pop também.”

A relevância de eventos como esse

Logicamente, não me contive e questionei Mestrinho sobre a relevância de eventos como o Rio Music Market. “Ah, sempre bem-vindo, imprime a cultura do nosso país e não deixa morrer. A gente está num momento um pouco de baixa, de crise no país e é importante acontecer um Rio Music Market para as pessoas não esquecerem da riqueza que existe no Brasil”, falou Mestrinho do Acordeon.

pop bananeira, joão donato

João Donato, camarada de Jesus (foto: Alvaro Tallarico)

João Donato, uma figura emblemática da música esteve presente no show, com seu bom humor impressionante. Foi uma honra poder trocar algumas palavras com João, de 85 anos. Humildemente, pedi para fazer uma perguntinha. E mandei “João Donato, desde 1956, sintetizando o amor em forma de música?”. Donato, sem deixar cair, largou: “Sempre foi, desde o comecinho. Sintetizando o amor em forma de música desde a primeira. Música me leva ao bem-estar, ao céu, a um feel good. A música que faz bem, faz bem a tudo, a qualquer homem. Você fica se sentindo bem quando ouve uma canção que gosta muito, é como ir para o paraíso aqui na Terra. Você fica celestial ouvindo uma música que você gosta. Pode ser qualquer gênero.”

O humor divino de João Donato

Estava impressionado com a irreverência do Donato e quis saber de onde vinha aquele humor saboroso.”Ah, essa é fácil de responder, vem do Senhor. É o Senhor quem nos dá alegria. Jesus, alegria dos homens. Acabei de gravar isso com Martinho da Vila em uma parceria que nós temos, de muita Luz. Lâmpadas, faróis, lanternas, archotes, velas, lampiões, lamparinas, gambiarras, clarões, e por aí vai. Uma música que o Martinho fez em homenagem àquele que é sempre Luz. Clara Luz, Jesus. Essa alegria vem da inspiração divina de Jesus Cristo. Eu tenho que falar isso, sinto muito. Muito a contra-gosto tenho que falar em Jesus.”

Fiquei ali escutando e gravando a fala de João, que me olhava com olhos brilhantes: “Você não tem ideia, Ele tem ideia. Quando você se joga nas mãos Dele: ‘Pensa por mim’, pronto. Tudo que você fala dá certo. É obra e graça do Espírito Santo. Quando você me diz me ajuda aí, Ele ajuda, rapá, o Camarada ajuda. É o cara mais prestativo. Se você pedir bonitinho, baixinho, Ele atende. Pode ser o que for, pode ser uma casa de 30 andares, Ele dá. Se você pedir direitinho. Ele ainda vai dizer ‘Só 30’? (risos).”

Pop Banana, top Júlia Vargas

Ainda falei com Júlia Vargas, que entrou com pé na porta, arrasando com show “Pop Banana”. “Realmente uma junção muito bacana com João Donato e o Mestrinho. E na verdade esse show a gente já trabalha há dois anos e alguma coisa. O Pop Banana está bem azeitadinho, nesse lugar e tem uma construção muito bacana, artística, com a Vanessa Garcia. Que tava lá, fez a iluminação também. Enfim, a gente estava ali em família, e ficou até simples. Fiquei muito emocionada com a participação deles, sou fã dos dois e fiquei feliz com essa noite incrível. Hoje, Jards Macalé me assistiu. Noite incrível de abertura do Rio Music Market”.

*A coluna BÔNUS, do jornalista cultural Alvaro Tallarico @viventeandante, sai toda quarta-feira no  BLAHZINGA! 

Leia mais:

— BÔNUS | PORANGARETÉ QUER AMAR E MUDAR AS COISAS ATRAVÉS DA MÚSICA
— ‘EU ESTIVE EM UM BURACO NEGRO’ | SCOTT STAPP EM ENTREVISTA EXCLUSIVA
— ROCK EXPERIENCE RECEBE PRIMEIRO SHOW DA SHIRAZ LANE NO BRASIL

Alvaro Tallarico

Jornalista vivente andante (não necessariamente nessa ordem), cidadão do mundo, pacifista, divulgador da arte como expressão da busca pela reflexão e transcendência humana. @viventeandante
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman