Casa Gucci crítica do filme Lady Gaga Adam Driver Jared Leto onde como assistir

‘Casa Gucci’ é um filme ambicioso

Nathália Sorrini

|

24 de novembro de 2021

Uma das histórias mais polêmicas do mundo da moda virou um filme. Desde que foi anunciado Casa Gucci (House of Gucci), o hype já foi lá para alturas por todos os motivos possíveis. Um elenco espetacular, bem como um diretor que é uma lenda viva e ainda falando de uma polêmica história real envolvendo uma das maiores famílias da moda mundial. Ou seja, o longa já nasceu aclamado, mas será que valeu toda a expectativa?

Somos embalados por uma trilha-sonora cativante que mistura hits dos anos 80, ópera e baladas italianas. Transportados para uma Itália no finalzinho dos anos 70 com a Patrizia (Lady Gaga) já esbanjando sua beleza e elegância para os funcionários de seu que tinha uma companhia de ônibus. À noite, ela vai numa festa e conhece Maurizio Gucci (Adam Driver), um jovem estudante de direito com óculos gigantes e um tanto quanto tímido, e se apaixona na hora. Assim, não desiste de persegui-lo até a faculdade onde finalmente ele a chama pra sair. Aí começa um relacionamento que parecia um tanto quanto “normal”.

Virada na trama

No entanto, o pai de Maurizio, Rodolfo Gucci (Jeremy Irons) não aceita o relacionamento pelo simples fato que Patrizia não era do mesmo padrão de vida. Então Maurizio não tem mais direito à fortuna por escolher o amor. Assim, ele acaba trabalhando para o pai da esposa. Quando Patrizia torna o conhecimento de Aldo Gucci (Al Pacino), tio de Maurizio que domina a Gucci, é o ponto de virada da trama. A cena dos parabéns de Aldo, por mais que tente parecer intimista e vulnerável, é onde a sede ao poder de Patrizia começa.

Maurizio tinha acostumado com a vida simples. Cursava direito e nunca ligou para os negócios da família Gucci. Mas a obsessão da esposa o fez acabar cedendo e aceitando ao pedido de Aldo de se juntar aos negócios da família. Quanto mais Patrizia ficava naquele meio, mais aquisitiva ela ficava. A ambição acabou tomou conta dela ao ponto de apenas pensar na empresa e viver por isso. E Lady Gaga consegue transmitir em seu olhar, na sua postura e até na sua voz toda essa ganância e obsessão.

Jared Lato

Por outro lado, Aldo tem o filho Paolo (Jared Leto) que leva uma vida frustrada. O sonho de ser estilista que ficou na gaveta faz o rapaz viver em um limbo desiludido. As roupas extravagantes são para esconder toda mágoa que carregava. Isso é o estopim para Patrizia também abusar da vulnerabilidade dele e tomar a empresa para ela e o marido. A frieza que ela toma a rédea do poder é de ficar com o queixo caído.

Talvez seja o papel da vida de Jared Leto. Isso porque, além de estar irreconhecível, ele está excelente no personagem. Então, se você está lendo isso no futuro, depois do dia 27 de março, acho que ele já ganhou o Oscar de ator coadjuvante.

Muitos pontos positivos

O filme Casa Gucci tem muitos pontos positivos. Ridley Scott já é uma lenda viva em Hollywood com seu extenso catálogo. Aqui ele usa toda sua bagagem para trazer um tom consistente com uma realidade que fazia muito tempo que não era vista em uma telona. A direção de arte está impecável. Somos transportados para uma Milão dos anos 80 e parece que estamos mesmo vivendo naquela época. Os carros, as locações… é uma realidade fora do comum. Por fim, mas não menos importante, figurinos, cabelo e maquiagem, com certeza, serão bem lembrados na temporada de premiações.

A química entre o elenco é perfeita e conduzida de uma maneira que eu, particularmente, não esperava por menos. Existem muitas dinâmicas em cena e diálogos impressionantes, mas se for para pontuar uma dupla que gostaria de ver mais em cena é Lady Gaga e Salma Hayek. Mesmo que as duas tenham pouco de tela juntas, toda vez que aparecem é maravilhoso e divertido. Hayek é praticamente o alívio cômico, visto que todos os personagens são corroídos pela ambição, desejo e egocentrismo. A atriz consegue trazer uma leveza e um frescor para uma trama tão intensa.

Maurizio é a pessoa que mais engradece o filme Casa Gucci. Adam Driver consegue passar a ingenuidade e também a soberba necessárias. Até seu olhar e o tom de voz, que vira de suave para imponente, são evidentes. Um homem que começa tão conformado com a vida simples acaba tendo um enorme ponto de virada e Patrizia toma do seu próprio veneno. Depois que ele bebe na fonte de sua obsessão, se transforma no obcecado, deixando sua esposa de lado. E é aí que a trama começa a ficar cada vez mais escandalosa.

Sucession x Casa Gucci

O filme é um incessante jogo de cadeiras para quem sai mais poderoso. Tudo gira em torno de poder, ambição e obsessão. Poderia ser facilmente um episódio de Succession, por exemplo. Seu roteiro afiado deixa espaço para isso, com diálogos fortes, cruéis e um grande toque de imoralidade. Mesmo que seja um filme com atores americanos forçando um sotaque forte, a trama é tão envolvente e ambiciosa que isso nem chegou a ser um problema. Inclusive o sotaque de Lady Gaga está incrível. Ainda melhor que no trailer.

Enfim, Casa Gucci é um filme ambicioso. Com tom intimidador, roteiro ácido e uma história intensa, consegue enrolar todas as pontas soltas de uma história polêmica de 26 anos atrás. As quase três horas do longa fazem você sair do cinema com uma sensação de choque e felicidade por ver uma obra que acaba ficando super-realista por conta de sua direção, direção de arte e atuações. Pode render muitas indicações ao Oscar. E com grandes chances de saírem vitoriosas.

Onde assistir ao filme Casa Gucci?

A saber, o filme Casa Gucci estreia nesta quinta-feira, 25 de novembro, exclusivamente nos cinemas. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Casa Gucci

Casa Gucci: elenco do filme

Lady Gaga
Adam Driver
Jared Leto

Ficha Técnica

Título original do filme: House of Gucci
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Becky Johnston e Roberto Bentivegna, baseado no livro de Sara Gay Forden
País: Estados Unidos e Reino Unido
Duração: 111 minutos
Gênero: drama policial
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos

Nathália Sorrini

Aspirante a cineasta, apaixonada por séries de tv e lufana de coração
8
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 8

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman