Ícone do site Ultraverso

Cesar MC apresenta o melhor disco de rap do ano: ‘Dai a Cesar o que é de Cesar’

O futuro do rap respira em Cesar Resende Lemos, ou Cesar MC. Esse rapper capixaba do Morro do Quadro em Vitória, no Espírito Santo, filho de um funcionário público e de uma professora de Português, simplesmente lançou o melhor disco do gênero de 2021: Dai a Cesar o que é de Cesar.

Com participações poderosas de Emicida e Djonga, o álbum de estreia de Cesar MC apresenta a realidade da favela como a de um Coliseu, lugar de batalhas que, para quem está de fora, parecem espetáculos. Em suma, nas sete faixas, o que de fato o rapper de 24 anos conta é sua história, entrelaçada a um retrato fiel das questões políticas e sociais do Brasil.

Com tons autobiográficos, o disco já abre com “Eu Precisava Voltar Com a Folhinha”, onde Cesar fala o momento em que larga a faculdade de Matemática para se dedicar totalmente ao rap.

Coliseu moderno

Ao longo de Dai a Cesar o que é de Cesar, cujo repertório também inclui as músicas “Boombap Não Morre” e “Pretinha”, Cesar MC apresenta a favela como um “coliseu moderno”, onde as pessoas também batalham por suas vidas enquanto outras assistem como um espetáculo.

Na música homônima ao álbum, Cesar MC compõe a partir de versículos tirados do evangelho de Tiago para soar como um grito de justiça social. Uma desautorização de Jesus Cristo a um projeto de poder como o apresentado pelo (des)governo atual.

Obra-prima

Mas são nas faixas “Neguin”, com a participação de Djonga; e “Antes Que a Bala Perdida Me Ache”, com Emicida e Jaddy; que reconhecemos as lutas individuais e coletivas pela sobrevivência com o racismo e a falta de fé nos jovens pretos.

Dai a Cesar o que é de Cesar, de Cesar MC, fecha com a música “Navega”. E, inegavelmente, sentimos ter escutado uma obra-prima que detalha atentamente uma realidade do país. Assim, dois anos após ganhar força na cena nacional de hip hop com a música “Canção infantil” (2019), o artista se apresenta como o que é. Um jovem preto, periférico, buscando um lugar no mundo, tentando, literalmente, encontrar o que é de César.

Escute diversas vezes e sua percepção de mundo nunca mais será a mesma.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Ouça Dai a Cesar o que é de Cesar, do Cesar MC

Sair da versão mobile