Em filme sobre perigos das “fake news”, atores de ‘Aos Teus Olhos’ revelam cuidados com as redes sociais

Giovanna Landucci

|

6 de abril de 2018

O elenco principal de Aos Teus Olhos conversou com a imprensa nessa quarta-feira durante uma coletiva que ocorreu no CineSesc São Paulo para promover a estreia do filme que acontecerá no dia 12 de abril nos cinemas. A pré-estreia do longa-metragem ocorreu no mesmo dia em um evento de abertura do 44º Festival Sesc Melhores Filmes. Estiverem presentes na coletiva a diretora Carolina Jabor, o roteirista Lucas Paraizo e os atores Daniel Oliveira, Marco Ricca e Malu Galli.

Com bom humor, Marco Ricca brinca que daqui a pouco estará interpretando um avô e não mais um pai ao lhe perguntarem sobre os vários personagens paternos que vem interpretando em sequência. Os filmes mencionados além de Aos Teus Olhos foram “Canastra Suja” e “As Duas Irenes”. Ele menciona que o roteiro é que o que ajuda e guia o ator para construir seus personagens, mas brinca com isso dizendo: “Eu descobri depois de velho que a gente faz a gente mesmo”, fazendo menção que dentro de cada personagem sempre vai existir um pouco do ator.

FOTO: Giovanna Landucci / BLAH CULTURAL

A adaptação da peça teatral espanhola “O Princípio de Arquimedes” para o cinema utilizou de recursos como cyberbullying nas redes sociais. Para Carolina Jabor, “a justiça parte do pressuposto que todos são inocentes até que se prove o contrário, mas, hoje em dia, é mais difícil seguir esse lema com os linchamentos feitos nas redes sociais”. A diretora comenta ainda que as redes sociais se propagam de forma tão rápida que em 24, 48 horas você não consegue se defender, e esse é o ponto que ela quis mostrar no filme. Segundo a cineasta, o longa contém o jeito que cada um olha para essa questão e faz seu julgamento.

Malu Galli completa dizendo que é angustiante como o personagem principal não se defende das acusações. Ao ser questionada como os personagens foram construídos, a atriz responde: “Foi filmado fora de ordem e os personagens foram construídos a partir de conversas entre o elenco”. Carolina diz que constantemente Daniel perguntava mas meu personagem é culpado ou inocente?”. E, sobre isso, ele completa dizendo que trabalharam com sinais verde e vermelho, sendo verde para inocente e vermelho para culpado, conseguindo, dessa forma, construir uma verdade dúbia para que o espectador chegasse à sua própria conclusão.

A diretora também comentou que Aos Teus Olhos foi muito bem recebido em festivais no exterior, apesar de o beijo dado em uma criança não ter sido tão bem compreendido, já que a forma de contato entre estrangeiros é sempre menos próxima que a que estamos acostumados.  No entanto, o filme pode ser incluído em festivais sobre homossexualidade, visto que é um dos temas abordados durante a trama. Carolina Jabor acrescenta: “se fosse uma mulher beijando uma criança seria visto como um gesto maternal”, citando, em seguida, o Festival de Guadalajara, no México, onde o longa foi enquadrado no festival de filmes gays e o Festival de Havana, em Cuba, que teve excelente repercussão.

O elenco se posicionou ainda como eles em suas vidas pessoais utilizam as redes sociais e falaram sobre “fake News” e linchamentos. Marco Ricca, por exemplo, quase não acessa redes sociais exatamente por esse motivo. Daniel Oliveira, quando o Facebook foi lançado, decidiu não ter porque achava que essa rede iria causar problemas e, na sua opinião, realmente causou (inclusive pelo tema abordado na produção que ele protagoniza). O ator só tem Instagram por influência de um amigo fotógrafo. Na visão de Carolina Jabor, a ferramenta mais perigosa é o WhatsApp, por ter seus dados criptografados. Já Malu Galli utiliza redes sociais como Facebbok para se posicionar sobre determinados assuntos, mas não se envolve em polêmicas.

Mas todos foram unânimes ao dizer que se deve tomar muito cuidado com o que se escreve e se lê nas redes sociais para não que não seja criado um viés negativo desnecessário, numa referência, embora sem querer, clara ao filme Aos Teus Olhos, que trata além do olhar de cada personagem e mostra o quanto as redes sociais têm o poder de acabar com a vida de alguém. A crítica você vai ler muito em breve aqui no BLAH CULTURAL.

Veja abaixo a galeria de fotos do evento:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1945037638863667.1073741896.315114091856038&type=1&l=2c2f5072cf

Giovanna Landucci

Publicitaria de formação, sempre gostei de escrever. Apaixonada por filmes e séries, sim, posso ser considerada seriemaníaca, pois o que eu mais gosto de fazer é maratonar! Sou geek principalmente quando falamos de Marvel e DC. Ariana incontestável, acho que essa citação de Clarice Lispector me define "Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa, ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar." Ah, como é de se notar pela citação, gosto de livros e poesia também.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman