Comédia Russa no Teatro Café Pequeno

Anna Cecilia Fontoura

comediarussa2

“Comédia Russa” em nova temporada no Leblon a partir de 10 de julho

A partir de 10 de Julho o Teatro Café Pequeno apresenta o espetáculo “Comédia Russa”, texto e direção do dramaturgo e ator Pedro Brício. No elenco, Clara Dornelas, Fábio Fadul, Luan Rodrigues, Mayara Maia, Musa Tavares, Natália Savi, Paula Vilela, Philipp Lavra, Sofia Benjamin, Thaynã Lyasak, Victor Varandas e Victoria Reis.

A trama narra a estória do jovem Aleksei que, cheio de energia e ideias, percebe no seu primeiro dia de trabalho que seus sonhos e ideais serão soterrados pelo ambiente de lentidão da repartição. A princípio, tudo indica que ele passará o resto da sua vida nesse marasmo profissional, mas o assassinato inesperado da funcionária Ossipa acontece para movimentar o ambiente de trabalho. Nesse clima de suspense e comédia, o pânico se instaura. Uma ex-rockeira e namorada de Kurt Kobain, uma alcoólatra consumista dona de um centro cultural Naif, uma secretária fã de Star Wars, uma estagiária estrangeira que murmura de vez em quando, uma dupla de policiais investigadores que não resolvem casos há meses. Cada funcionário começa a mostrar o que tem de mais secreto e terrível.

O espetáculo possibilita a imersão em uma realidade rigidamente burocrática, produzindo indagações sobre as mazelas do serviço público e suas consequências. Comédia Russa permite não só a reflexão e discussão de temas como o controle do sistema, a falta de cidadania e compreensão profissional, mas também diverte e entretém através do caos que o enredo sucede. Um cenário simples e todo feito de papelão, forra todo o marasmo profissional, a carga pesada dos funcionários que em sua lentidão própria e peculiar, trazem, através de um humor interessante, a proposta de refletir sobre a realidade em que vivemos.

A peça é fruto de um texto, escrito em 2010, com uma história carregada de suspense, humor negro, corrupção e assassinato – alguns dos ingredientes da peça-, que o diretor apontado como um dos destaques da dramaturgia atual escolheu para levar ao palco com um grupo de jovens atores. Em março de 2013, a peça ocupou o Teatro Sergio Brito em horário nobre, proporcionando, a partir de uma história simples, uma grande confusão tragicômica. Uma temporada que gerou muitas expectativas de crescimento devido ao grande sucesso. A ideia de uma história narrada a partir do mundo e submundo de pessoas em uma repartição pública evidencia o retrato burocrático e realista de uma sociedade, por mais absurdo que esta possa vir a parecer. Através deste tema, o espetáculo se desdobra em atmosferas dinâmicas e divertidas, que superam a aparente monotonia dessa repartição onde um assassinato irá mudar os panoramas existenciais desse ambiente.

A peça pode ser conferida até 8 de agosto no Leblon.

A entrada é R$ 30.


COMÉDIA RUSSA

Teatro Café Pequeno – Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon/ RJ
De 10 de Julho a 8 de Agosto (Quartas e Quintas, às 20h)
R$30,00
Gênero: Comédia Dramática
Capacidade: 70 lugares
Classificação etária: 18 anos
Duração: 90 minutos
 
FICHA TÉCNICA
Texto e direção: Pedro Brício
Elenco:
Aleksei Luan Rodrigues
Zózimo – Fábio Fadul
Maria Grushenka (ex-rockstar) – Maria Clara Dornelas / Paula Vilela
Constantin (estilista) – Philipp Lavra
Miúcha (recepcionista) – Victoria Reis
Ossipa (funcionária exemplar) – Musa Tavares
Estagiária – Natália Savi
Catarina – Mayara Maia / Sofia Benjamin
Vladimir (investigador) – Victor Varandas
Goncharov (investigador cego) – Thaynã Lyasak
Cidadã – Paula Vilela / Sofia Benjamin
Direção de Arte: Rui Cortez
Iluminação: Wilson Reiz
Projeto Gráfico: Paula Vilela
Fotos de divulgação: Alvaro Victor
Fotos de Ensaio: Philipp Lavra
Fotos de Espetáculo: Ana Alexandrino
Maquiagem e Cabelos: Letícia Texeira
Co-Produção Executiva: João Meira

Anna Cecilia Fontoura

Jornalista graduada pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduada pela Universidade Cândido Mendes. Além de jornalista cultural, é redatora freelancer. Escrever é sua verdadeira paixão! Se considera uma pessoa determinada e criativa, porém um pouquinho sonhadora...
NAN