Como começar a ler quadrinhos | Episódio 1: MARVEL - Vingadores

Como começar a ler quadrinhos | Episódio 1: MARVEL – Vingadores

Pedro Marco

|

6 de maio de 2018

Ler quadrinhos não é assim tão fácil. Aliás, nem sempre é bom começar pelo número #1 da revista de seu herói favorito. Muitas vezes, as histórias começam de forma bem experimental, sem ainda acertar o tom desejado. Além disso, começar pelos clássicos também é perigoso, pois diversas vezes dependem de leituras prévias. Por isso, decidimos preparar um guia definitivo de como entrar nesse universo maravilhoso. Começando pela Marvel Comics e seus Vingadores. Lar de Stan Lee, Jack Kirby e dos super-heróis mais poderosos da Terra.

Leia mais episódios da série ‘COMO COMEÇAR A LER QUADRINHOS’

Digamos que você saiu agora de um grande filme do MCU, da FOX ou do universo do Homem-Aranha pela SONY, e decide que quer saber de onde vieram essas histórias maravilhosas.

Como começar a ler quadrinhos MARVEL - Vingadores Guerra CivilPara isto, primeiros temos de rever as três principais linhas editoriais da Marvel. A saber, a mais comum e usual é a própria Marvel Comics. Recentemente, ela passou por uma série de reformulações, sendo rebatizada de Nova Marvel, Totalmente Nova Marvel e até Totalmente Diferente Nova Marvel. Mas todas dizem respeito ao universo 616, onde nossos heróis vivem regularmente.

Esse universo existe desde 1961, quando a Timely Comics se tornou Marvel Comics, pelas mãos do editor Martin Goodman junto ao grande Stan “O Homem” Lee, e Jack “O Deus” Kirby”, e lançaram “Fantastic Four #1” (primeira aparição do Quarteto Fantástico”).

Enfim, passaram-se anos e décadas, até que, em 2000, os novos leitores começaram a se sentir perdidos entre os 40 anos de cronologia dos heróis. Surgia, assim, a Ultimate Marvel. Um selo que serviria de grande porta de entrada para os fãs mais recentes. As origens eram recontadas e atualizadas para uma nova geração, em um universo próprio, mas sem interferir (ainda) no 616, que corria normal e independente.

Guia de leitura | ‘Vingadores: Guerra Infinita’ – THANOS

No ano seguinte, vendo o grande sucesso de sua nova linha editorial, a Marvel introduziu a Marvel Max, uma grande linha editorial voltada para HQs de tramas adultas, com grande mestres da nona arte expondo sem pudor suas versões dos heróis. Foi ali que surgiu, por exemplo, nossa querida Jessica Jones. Primeira revista da nova iniciativa.

Beleza. Entendidas essas três faces, vamos ao que interessa.

Especial 10 anos da MARVEL NO CINEMA

Vingadores

Ok. Talvez não pareça tão certo começar pela equipe já formada, já que, assim como nos cinemas, seria mais orgânico apresentar os personagens separados antes de juntá-los em uma equipe. Mas não quando trata-se da excelente revista em quadrinhos que trataremos abaixo:

CRÍTICA | ‘Vingadores: Guerra Infinita’ mostra como a espera valeu a pena [COM SPOILERS]
  • Supremos (The Ultimates, 2002, Mark Millar e Bryan Hitch)

Aproveitando a deixa da Marvel, vamos agilizar o processo e começar por essa obra-prima do Universo Ultimate. Aqui, vemos uma versão dos Vingadores muito similar à do cinema (lançada 10 anos depois da revista). Somos apresentados, então, aos heróis originais, com suas origens, traumas e motivações, com um roteiro explosivo e uma arte de cair o queixo. “Supremos” não só é uma grande porta de entrada para os novos marvetes, como um deleite para os fãs antigos.

Como começar a ler quadrinhos MARVEL - Vingadores Os Supremos

A obra foi lançada em duas partes (existem três, mas a última deve ser ignorada, devida sua qualidade insignificante) pela editora Panini. Ou, apenas a parte 1, dividida as edições 28 e 29 da editora Salvat.

CRÍTICA | ‘Vingadores: Guerra Infinita’ supera as expectativas da longa espera dos fãs [SEM SPOILERS]

Em 2004, os Vingadores foram desfeitos. Pelas mãos de Brian Michael Bendis, surgia “Vingadores: A Queda” (lançada também pelo selo Marvel Deluxe da Panini e pela coleção de Graphic Novels da editora Salvat). Após isto, os heróis tiveram de recomeçar suas vidas. Era o ponto de entrada perfeito para conhecê-los melhor. Segue abaixo algumas das principais revistas desse período.

Como começar a ler quadrinhos MARVEL - Vingadores A Queda

Capitão América

Então. Você foi lá, leu “Supremos”, viu a origem dos heróis, mas quer saber mais sobre eles e, principalmente, quer vê-los no seu universo regular (616). Começando pelo Capitão, a fase de Ed Brubaker e Steve Epting traz um dos melhores momentos da revista do bandeiroso.

Tramas de espionagem, ação e a base para a trilogia de filmes do Capitão se encontram nessa longa, contudo, excelente saga. Iniciando em Soldado Invernal, ela continua nos encadernados: “Ameaça Vermelha”, “Guerra Civil”, “A Morte do Sonho”, “O Homem que Comprou a América”, “A Flecha do Tempo”, “Renascimento” e “O Julgamento do Capitão América”.

Homem de Ferro

O grande playboy, bilionário e filantropo tem uma carreira recheada de clássicos. Um deles, é o arco “Extremis”. Lá, temos não somente a origem do herói lembrada em flashbacks, como uma trama muito boa, que, no entanto, não foi tão bem quando adaptada em “Homem de Ferro 3”, mas ainda assim é o início ideal para novos fãs.

Para complementar, o grande arco “O Homem Mais Procurado do Mundo”, da sequência aos eventos envolvendo Tony Stark, numa saga vencedora de prêmios e eternizada por Matt Fraction e Salvador Larroca. Ambas lançadas pelo selo Marvel Deluxe, da Panini Comics, e Extremis, também pela Salvat.

Como começar a ler quadrinhos MARVEL - Vingadores Homem de Ferro Extremis

Thor

A princípio, se alguém me perguntasse onde exatamente deve começar a ler Thor, eu indicaria sua revista “Ultimate Thor”, escrita por Jonathan Hickman. Lá temos uma origem, com Asgard, humor e tudo o que há de direito. No entanto, um Thor muito diferente do habitual é mostrado ali, e pode causar estranheza, mesmo para fãs antigos.

Então, ficaremos com os arcos de J. M. Starczinsky e Oliver Coipel. A trilogia: “Renascer dos Deuses”, “Em Nome do Pai” e “O Cerco”, introduzem de forma simples e objetiva o grande Deus do Trovão. Lançadas pelo selo Marvel Deluxe, da Panini Comics, e “Renascer dos Deuses”, também pela Salvat.

Hulk

O grande Gigante Esmeralda, Hulk é um personagem de cronologia conturbada, com suas várias cores e repaginadas. Mas, de fato, “Planeta Hulk” é o grande pontapé inicial para qualquer fã do verdão. Apesar de ter grande interação com o universo Marvel, tê-lo afastado em outro planeta desenvolveu bastante sua índole, atraindo novos leitores que se mantêm ativos até hoje.

A história tem sua conclusão épica em “Hulk Contra o Mundo”, e podem ser encontradas na coleção de Graphic Novels da Salvat ou pelo selo Marvel Deluxe da Panini (apenas “Planeta Hulk”, neste caso).

Como começar a ler quadrinhos MARVEL - Vingadores O Incrível Hulk Planeta Hulk

Vamos então supor que você queira ler tudo isto e, no fundo, saiba que tem uma ordem maior por trás. Que, assim como nos cinemas, todos os quadrinhos estão interligados. Finalizaremos então com uma lista definitiva, com algumas indicações extras:

CURTA o Facebook do BLAH
SIGA o BLAH no Twitter
Seja amigo do BLAH no INSTAGRAM
Conheça nosso CANAL NO YOUTUBE

1 – Vingadores: A Queda

Como começar a ler quadrinhos MARVEL - Vingadores Invasão Secreta

2 – Thor: Ragnarok. Para entender melhor o “Renascer dos Deuses”, é bom vermos como eles morreram. E para tal, a saga do Ragnarok foi lançada pela Salvat em sua coleção de capas vermelhas.

3 – Capitão América: Soldado Invernal

4 – Homem de Ferro: Extremis

5 – Novos Vingadores: Motim. Sem a equipe principal, uma nova deve ser montada. Muito importante para entender a fatídica “Guerra Civil”.

6 – Planeta Hulk

7 – Guerra Civil

8 – Capitão América: Morte do Sonho, O Homem que Comprou a América e A Flecha do Tempo.

9 – Thor: Renascer dos Deuses

10 – Hulk Contra o Mundo

11 – Capitão América: Renascimento e O Julgamento do Capitão América

12 – Invasão Secreta. Seguindo alguns dos eventos dos heróis, uma invasão Skrull toma o universo Marvel. O que caminha para o final dessa grandiosa saga de histórias.

13 – Homem de Ferro: O Homem Mais Procurado do Mundo

14 – Thor: Em Nome do Pai

15 – Thor: O Cerco

Então é isto. Voltamos semana que vem com a primeira parte do guia para ler DC Comics e, daqui a quinze dias, a sequência da Marvel, com Homem-Aranha, X-Men, Pantera Negra e muito mais.

Pedro Marco

Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme