Live action de ‘Como Treinar o Seu Dragão’ é uma ótima surpresa

Bruno Oliveira

Como Treinar o Seu Dragão chega aos cinemas como uma adaptação live-action da aclamada franquia de animação da Dreamworks. Os dois longas-metragens (animação e live-action) são baseados nos livros infantojuvenis de mesmo nome escritos pela autora britânica Cressida Cowell. A direção é novamente de Dean DeBlois, responsável por dirigir e escrever os três filmes de animação originais. Ele queria dar uma experiência mais imersiva para mostrar a emoção de montar em um dragão e o medo das situações perigosas. Era necessária essa obra, tendo uma trilogia animada tão maravilhosa? Eu diria que não; porém, tudo o que vi em tela foi lindo e chegou a me emocionar em diversos momentos.

Sinopse

Prepare-se para conhecer Soluço (Mason Thames), um jovem viking desajeitado que vive em uma ilha onde caçar dragões é a regra. Tudo muda quando ele se depara com Banguela, um dragão lendário da raça Fúria da Noite, o mais temível dos dragões, e com ele desenvolve uma amizade improvável. Essa conexão desafia as tradições de sua aldeia, forçando Soluço a provar que vikings e dragões podem coexistir, abrindo caminho para uma nova era de harmonia.

Um bom “copia e cola” que carece de originalidade

Sou aquela pessoa que sempre demonstra ceticismo quando vê uma nova adaptação de algo recente. O primeiro longa animado de Como Treinar o Seu Dragão é de 2010. Apenas quinze anos separam um do outro. Porém, o que vi em tela me fez sentir uma felicidade que não estava esperando. A direção de Dean DeBlois já tinha a visão e praticamente reproduz tudo o que ele fez lá atrás. Mesmo sabendo o que iria acontecer e sabendo para onde a história ia, consegui me divertir ao máximo. Posso dizer que tudo foi uma decisão acertada. Como ponto negativo, deixo apenas a possibilidade de que poderiam ter colocado coisas inéditas e aproveitado o uso da mídia em live-action a favor do longa. A cópia, embora boa, carece de originalidade.

Ótimos atores e um Banguela perfeito

As escolhas de todo o elenco principal são um belo acerto. O rapaz Mason Thames (O Telefone Preto) faz um Soluço perfeito. Ele é bobo, um pouco ingênuo e realmente diferente de todos os outros vikings de sua aldeia. Nico Parker (Dumbo) faz uma ótima Astrid e a química dos dois protagonistas é ótima. Gerard Butler (300) revisitando o papel de Stoico é um grande acerto, aumentando a autenticidade e o peso emocional da trama. Mas a grande estrela é o nosso amável Banguela; visualmente, ele é lindo e se assemelha demais com o da animação. Consegue manter todas as suas características, e sua relação com Soluço é muito bem trabalhada, sendo o cerne emocional da história.

Aspectos visuais bons e trilha sonora perfeita

Os efeitos visuais de todo o longa são muito bem feitos. Os dragões, embora sejam todos caricatos, conseguem passar um ar de realidade neles. O clímax é perfeito nesse aspecto, apresentando uma grande sequência final que é linda e, ao mesmo tempo, muito bem feita. Como os dragões são todos feitos em CGI, optaram por contrastar isso com efeitos práticos para passar uma credibilidade maior. Toda a vila dos vikings foi construída, assim como a arena de treinamento, e, dessa forma, conseguimos pensar que, de alguma maneira, essa história pode ser real. Outro ponto positivo é a trilha sonora de John Powell, responsável também pela trilha da trilogia animada. Ela é linda e me emocionei muito diversas vezes, principalmente nos momentos de voo entre Soluço e Banguela. Perfeição.

Conclusão

Como Treinar o Seu Dragão consegue surpreender mesmo sabendo como a história se desenrola e termina. Pode não ser uma obra essencial ou inovadora, mas certamente será um sucesso nos cinemas. A fidelidade à visão de Dean DeBlois, aliada a um elenco bem escolhido e a uma execução técnica nota 10, resulta em uma obra visual e emocional daquelas que deixa o público empolgado. A trilha sonora e um Banguela hiper carismático irão reafirmar o carinho por essa inesquecível história de amizade e superação.

Onde assistir ao filme Como Treinar o Seu Dragão?

O filme ‘Como Treinar o Seu Dragão’ estreia nos cinemas brasileiros no dia 12 de junho

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.

Elenco de Como Treinar o Seu Dragão

Mason Thames
Nico Parker
Gerard Butler
Julian Dennison
Gabriel Howell
Bronwyn James
Harry Trevaldwyn
Peter Serafinowicz
Nick Frost

Trailer – Como Treinar o Seu Dragão

Ficha Técnica – Como Treinar o Seu Dragão

Título original: How to Train Your Dragon
Direção: Dean DeBlois
Roteiro: Dean DeBlois
Duração: 125 minutos
País: Reino Unido, Estados Unidos da América
Gênero: aventura, fantasia
Ano: 2025
Classificação: 10 anos

Bruno Oliveira

NAN