CRÍTICA #2 | ‘Operação Red Sparrow’ é entretenimento garantido, mas com trama complicada

Paulo Cardoso Jr.

|

28 de fevereiro de 2018

Parece mas não é… ou é?

A bailarina Dominika Egorova (Jennifer Lawrence), considerada a melhor da sua geração, é a estrela maior do Balé Bolshoi, mas tem sua carreira bruscamente interrompida depois de um acidente no palco durante uma apresentação. Seu tio, funcionário do alto escalão do governo russo (qualquer semelhança com o presidente Vladimir Putin parece não ser coincidência) consegue convencê-la de participar de um treinamento dado a elite do exército russo para que possa pagar os custos do tratamento de sua mãe doente.

CRÍTICA #1 | ‘Operação Red Sparrow’ não passa de um suspense de espionagem mediano

Dominika passa a fazer parte de um grupo chamado Sparrows e, de bailarina, passa a ser uma assassina treinada e expert em psicologia comportamental. É justamente nesse ponto que toda a trama de Operação Red Sparrow passa a ficar obscura. O processo de aprendizagem na “escola de espiões” é muito duro, com algumas cenas bastante fortes. Conceitos como família, sexualidade, poder e relacionamentos são postos à prova da maneira mais crua e intensa possível e as coisas só pioram quando Dominika acaba seu treinamento.

LEIA MAIS CRÍTICAS DE FILMES

Depois de uma missão frustrada dentro do território russo, o agente da CIA Nathaniel Nash (Joel Edgerton) é obrigado a retornar aos EUA e Dominika tem como sua primeira missão achar o agente duplo dentro do governo russo que está ajudando os americanos. Operação Red Sparrow lembra um pouco outro longa de espionagem de 2003 estrelado por Al Pacino e Colin Farrell, “O Novato”, no que diz respeito a frieza de emoções, mas no que diz respeito à violência e suspense o filme dos marmanjos perde feio para Jennifer Lawrence.

 

O que mais parece atrapalhar o filme é justamente a sua duração. Com o tempo de 2h e 21min de projeção Operação Red Sparrow alterna cenas de muita ação com outras bem devagar, o que pode ser até uma tática para confundir o espectador. São muitas informações jogadas durante todo longa e fica difícil saber em quem ou no que acreditar, afinal de contas, trata-se de uma Sparrow. Entretenimento garantido, mas com uma trama complicada.

::: TRAILER

::: FOTOS

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Red Sparrow
Direção: Francis Lawrence
Elenco: Jennifer Lawrence, Joel Edgerton, Matthias Schoenaerts
Distribuição: Fox
Data de estreia: qui, 01/03/18
País: Estados Unidos
Gênero: suspense
Ano de produção: 2017
Classificação: 16 anos

Paulo Cardoso Jr.

Jornalista formado pela PUC-RJ e Pós Graduação em "Comunicação com o Mercado" pela ESPM-RJ.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman