Crítica de TV | A Batalha dos Talk Shows

Vanesca Soares

Está declarada a guerra! Se você é daqueles que ficam acordados até tarde vendo televisão pode ser espectador de uma batalha pela audiência como há tempos não se via na TV brasileira. E o foco são os talk shows, também conhecidos como programas de entrevistas.
Não é de hoje que eles existem. Nos Estados Unidos, esse formato é uma febre há décadas, tendo à frente jornalistas, atores e comediantes, como Larry King, Oprah Winfrey e Jimmy Fallon. O Brasil embarcou na onda na década de 1950, com o “SS Show” (Acha que SS é de Silvio Santos? Errou! É de José Silveira Sampaio, pioneiro do gênero por essas bandas).
Embora os talk shows não sejam novidade no Brasil, o ano de 2014 começou com um grande burburinho em torno desse gênero televisivo. Tudo por conta dos programas Agora é tarde, da Band, e The Noite, do SBT. Os dois vieram com tudo para combater a audiência do já consagrado Programa do Jô, da TV Globo, no ar há 14 anos. Com isso, o apresentador e humorista Jô Soares, que desfrutava de uma supremacia inquestionável no horário, se deu conta de que o público pode não ser tão fiel assim.

josoares

Programa do Jô começou em 2000, mas o humorista já havia apresentado um outro talk show no SBT (Jô Soares 11 e Meia), entre 1988 e 1999. Conhecido por ser um intelectual, ele escreve, pinta, faz humor, roteiriza e faz filmes. Ou seja, é um artista quase completo. Seus talk shows não fugiam à regra do gênero: apresentador recebe entrevistado, faz perguntas, brinca com ele e há algumas apresentações musicais. Seus concorrentes fazem o mesmo. Mas há tempos Jô parecia estar perdendo a mão e o seu programa se tornou desinteressante. As entrevistas começaram a ficar cansativas e sem graça. O apresentador estava cada vez mais esnobe e divulgando a si mesmo ao invés do convidado. Mas a audiência não caía, pois havia poucas opções para o horário. Até agora.
Foi aí que tudo mudou e a Band e o SBT resolveram entrar na guerra. Primeiro entre eles mesmos, pois o humorista Danilo Gentili, que apresentava o Agora é tarde (Band), deixou a emissora – quebrando seu contrato para se tornar o apresentador do The Noite (SBT). Foi a maior perda para a Band, pois o programa já tinha uma boa audiência. O canal está processando o humorista. Com isso, decidiu-se que o apresentador do Agora é tarde seria o também humorista Rafinha Bastos, que já se envolveu em polêmicas dentro e fora da emissora. Agora, depois de tantas idas e vindas, a briga é contra a Globo e Jô Soares.

The noite com Danilo Gentili

E é o The Noite com Danilo Gentili que está se dando bem nessa batalha. Desde que foi lançado, em 10 de março, o programa vem batendo a audiência do Programa do Jô, ficando em primeiro lugar em diversos momentos. O SBT deu ao apresentador total liberdade para fazer o The Noite como ele quiser. Danilo Gentili trouxe a maior parte do grupo do antigo programa da Band, mostrando que em time que está ganhando não se mexe. A novidade é o radialista Rodrigo Muniz, conhecido como Diguinho Coruja, que com sua “seriedade” e “mau humor” consegue ser melhor e mais engraçado que o antigo locutor, o humorista Marcelo Mansfield (que permaneceu no Agora é tarde).

Agora é Tarde Rafinha Bastos

Já Rafinha Bastos vem perdendo a luta desde o lançamento do novo Agora é tarde, em 5 de março. Uma pena, pois o humorista já provou que é bom de bancada e apresentação (ele é ex-CQC ex-A Liga). A impressão que se tem é que Rafinha está “preso”, “travado”, com medo de tomar um novo processo judicial por conta das suas piadas. O cenário também é muito exagerado, cheio de cores, carnavalesco. Muito diferente dos seus adversários, que tem cenários mais bonitos e elegantes.
No mais, os talk shows possuem as mesmas e velhas fórmulas. Mas a batalha pela audiência está a todo o vapor e não parece que há um vencedor definitivo. Tudo depende do entrevistado do dia e do que ele e o apresentador falarão. Enquanto eles brigam, quem ganha é o telespectador, que agora tem várias opções para se divertir no fim de noite.
 

 

 
# O vídeo do Programa do Jô não pôde ser incorporado devido à política de direitos autorais da Rede Globo.

Vanesca Soares

NAN