CRÍTICA | ‘Cópias: De Volta à Vida’

Fernando Coutinho

|

18 de abril de 2019

“Um ousado cientista da biologia sintética, após um acidente de carro onde perdeu toda sua família, não irá parar por nada para trazê-los de volta, ainda que tenha que lançar-se contra um laboratório lançado pelo governo, uma força tarefa policial e as leis da ciência.”

Leia mais:

TENSÃO AO EXTREMO NO TRAILER FINAL DE ‘CEMITÉRIO MALDITO’: VEJA!
JEAN GREY DESTRÓI TUDO NO TRAILER FINAL DE ‘X-MEN: FÊNIX NEGRA’

Essa é a sinopse de Cópias: De Volta à Vida (Réplicas), do diretor Jeffrey Nachamanoff, filme que marca o retorno de Keanu Reeves à ficção científica. Retorno esse, no entanto, que não empolgou nada no mercado americano, sendo registrada como a pior estréia da carreira de Reeves em sites gringos. Tomando por base os registros do Rotten Tomatoes, o longa tem apenas 10% de aprovação, e em 48 análises conseguiu apenas 5 críticas positivas.

O filme não é ruim de todo. Seu maior defeito é passear por vários temas até mesmo interessantes, embora já clichê do gênero – como clonagens e digitalização da consciência – só que de maneira superficial. Keanu Reeves faz seu papel sendo… Keanu Reeves, competente dentro de sua limitação (provavelmente por ter consciência dela). Com tudo isso, a trama se caracteriza mais pelo drama do pai tentando recuperar sua família do que explorando todo o suposto potencial da ciência.

Foto: Paris Filmes / Divulgação

Cópias: De Volta à Vida conta ainda com Alice Eve, a esposa/mãe que sente falta do que não lembra, mas se resigna com muita facilidade quando descobre do que sentia falta, e Thomas Middleditch (Sillicon Valley), o amigo que ajuda e acoberta, mas não é tão amigo assim.

Enfim, temos um filme mediano. Pode até agradar aos amantes de ficção científica, mas não passa disso. Mesmo com a parte visual da digitalização (e manipulação) da consciência e da clonagem, o filme não se sustenta. É superficial e com algumas soluções muito fáceis, e um final quase Deus Ex Machina para o mote do drama. Fez bastante falta ao filme a ousadia com a qual o cientista de Keanu Reeves foi descrito na sinopse.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Replicas
Direção: Jeffrey Nachmanoff
Elenco: Keanu Reeves, Alice Eve, Thomas Middleditch
Distribuição: Paris
Data de estreia: qui, 18/04/19
País: Estados Unidos
Gênero: ficção científica
Ano de produção: 2018
Duração: 108 minutos
Classificação: 14 anos

Fernando Coutinho

Profissional e professor de TI, é nerd desde antes do termo virar moda e da Internet ganhar o mundo. Antenado em tecnologia, literatura, filosofia, quadrinhos, filmes, séries, fotografia e boa música. Acredita que A Verdade Está Lá Fora e ao mesmo tempo dentro de cada um.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman