CRÍTICA | ‘De Encontro com a Vida’ é uma lição de vida temperada com açúcar

Giovanna Landucci

|

19 de abril de 2018

De Encontro com a Vida” é uma comédia romântica que vai muito além do que normalmente se espera em um filme deste gênero. O roteiro do filme é inspirado na trajetória de vida de Saliya Kahawatte. Para quem gosta de uma boa história de superação e sucesso, essa é mais uma que precisa conhecer.

Curta o BLAH! no FACEBOOK

No filme, Saliya (Kostja Ullmann) perde 80% de sua visão. Contra tudo e contra todos, não quer se acomodar e resolve ir à luta atrás de emprego, pois sua mãe foi abandonada pelo marido que a deixou sem dinheiro. Sua família nunca duvidou de sua capacidade, no entanto, não concorda com a ideia de Saliya trabalhar e se manter sozinho em uma cidade grande, estando praticamente cego.

Sua irmã o ensina, em quantidade de passos, o caminho de sua casa ao local da entrevista. Ele tenta a sorte e tem a ideia de se passar por uma pessoa que enxerga normalmente para conseguir uma vaga de emprego em um Hotel. O que ele não imaginava, era que tudo o que o treinamento exigia era a necessidade de uma visão perfeita.

Leia mais CRÍTICAS DE FILMES

Saliya passa na entrevista e começa a rotina de treinamento intensivo. A partir daí, já podemos imaginar as dificuldades que ele terá em seu caminho. Um treinamento completo se faz “job rotation”, isso é muito comum em vagas de trainee. A rotina diária de trabalho em um hotel não parece ser algo tão simples. De recepção à cozinha e bar, manusear alimentos, máquinas de corte, copos e taças, bebidas alcoólicas, dobrar lençol, limpar aposentos, entregar a chave correta, entre outras atividades pertinentes a todos os cargos e áreas do segmento hoteleiro.

Esse filme não é nada previsível, existem alguns bons momentos de tensão e, ainda por cima, o toque especial do amor. O personagem principal conhece uma bela mulher, Laura (Maria Muhe) e se encanta por ela somente por sua voz. Ele faz vários amigos e recebe apoio de todos eles. Isto traz uma grande leveza ao filme, dando uma “adoçada” no roteiro, fazendo com que em nenhum momento seja maçante ou se torne um clichê de histórias de superação.

Mas nem só de maravilhas se vive uma história de amor, não é mesmo? A trama se vira e ele precisa lutar para conquistar o amor que perdeu e sair de uma enrascada que se meteu por muito stress e cobrança de si mesmo. Desde então, Saliya começa enfrentar a dura realidade de que um cego tem suas limitações e que não dá para esconder este fato por muito tempo.

Conheça nosso CANAL NO YOUTUBE

Em seu último treinamento, se depara com Kleinchmdt, treinador da área de bar do hotel, interpretado por Johann Von Bulow, um cara extremamente exigente e que não dará um minuto de descanso para Saliya.

Será que é possível um cego viver normalmente como se não tivesse essa debilidade? Em meio a tantos conflitos internos e mais as adversidades do próprio treinamento, será que é possível? Com o mote “nunca perca seus sonhos de vista”, essa história de amor, resistência e superação é uma lição de vida temperada com açúcar.

::: TRAILER

::: FOTOS

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Mein Blind Date Mit Dem Leben
Direção: Marc Rothemund
Elenco: Kostja Ullmann, Jacob Matschenz, Anna Maria Mühe
Distribuição: Alpha Filmes / Pandora Filmes
Data de estreia: qui, 19/04/18
País: Alemanha
Gênero: comédia romântica
Ano de produção: 2017
Duração: 111 minutos
Classificação: 14 anos

Giovanna Landucci

Publicitaria de formação, sempre gostei de escrever. Apaixonada por filmes e séries, sim, posso ser considerada seriemaníaca, pois o que eu mais gosto de fazer é maratonar! Sou geek principalmente quando falamos de Marvel e DC. Ariana incontestável, acho que essa citação de Clarice Lispector me define "Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa, ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar." Ah, como é de se notar pela citação, gosto de livros e poesia também.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman