Crítica de Filme | Acima das Nuvens

Giselle Costa Rosa

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8 de janeiro de 2015

O filme Acima das Nuvens inicia com Kristen Stewart ao telefone resolvendo problemas e pendências da personagem de Juliette Binoche, uma atriz no auge de sua carreira internacional a caminho de uma homenagem ao seu grande mestre, onde teremos o foco da narrativa, primordialmente, na relação ambígua entre as duas.

Kristen é uma assistente pessoal, na pele de Valentine, enquanto Juliette encarna Maria Enders. Ser assistente de uma atriz famosa e premiada não é nada fácil e Valentine se desdobra para dar conta de tudo. Jovem e fazendo o estilo proativo, exerce perfeitamente o seu trabalho. Quando surge o convite para atuar em uma remontagem de “Maloja Snake”, peça que tornou Enders famosa vinte anos atrás, veremos Valentine ser fundamental na vida da atriz. Para se concentrar Enders parte junto com sua assistente para Sils Maria, uma região remota nos Alpes suíços, onde irá ensaiar o texto para o espetáculo de teatro.

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O longa do diretor Olivier Assayas constrói a história de forma lenta e gradual em torno da personagem de Juliette. O desafio aceito por Enders de vivenciar o outro lado da moeda na nova peça, vinte anos depois, ou seja, de interpretar o papel da chefe Helena, põe em perspectiva a sua relação profissional com Valentine. Não estar na pele do lado forte e encarar que não dispõe mais do frescor da juventude para estar no papel da jovem e sedutora Sigrid – como o fez na primeira montagem – faz com que Maria entre em crise.

O que vemos é que a relação conflitiva aberta não advém da questão de idade, mas sim de como o tempo empurra Maria a seguir por outros caminhos, vendo como isso vibra em seu corpo e em sua mente. Assim, Sigrid, vivida por Chloë Grace Moretz, a atriz de blockbusters Jo-Ann Ellis, é vista como uma ameaça. O interessante é que a única coisa que pode atrapalhá-la de fato é a própria Maria.  É nesse ponto que Assayas vai brincar com o espelhamento das personagens vividas por ela.

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Ao jogar com os reflexos obtidos, Assayas nos mostra uma leitura dupla da mesma realidade ou seriam realidades paralelas? Certo é que a bela e sempre competente Juliette Binoche enfrentou sem medo e com muito charme o papel de atriz madura com uma relação problemática com a velhice.  Kristen surpreende positivamente no papel de sua assistente e nos faz pensar se ela está no jogando ou simplesmente não aguenta mais o temperamento de sua chefe.

Existem ainda momentos ótimos como quando a produção ironiza em cima da indústria cinematográfica de Hollywood e todo o culto às celebridades que existe no meio. Nesse sentido, Moretz se encaixa no papel de jovem que é assediada constantemente por tabloides. O melhor é assistir Valentine defender os paparazzi e ainda apreciar as notícias do mundo dos famosos. Fica aquela sensação de que ela ao apoiar Jo-Ann Ellis, defende sua própria carreira, suas próprias escolhas.

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O roteiro, muito bem feito, tem vários níveis e segue entrelaçando realidade e ficção a todo o momento. Facilmente nos perdemos e ficamos sem saber se o que é dito no diálogo está contido no texto sendo ensaiado por Maria e sua assistente, ou se são as duas estão fazendo colocações através dele. Elas sustentam essa relação ambígua até o final, assim como as personagens da peça, Sigrid e Helena. A única ressalva existente é no desfecho que não ficou bem amarrado e uma sensação estranha fica em suspenso, deixando-nos em busca de um sentido. Nada que comprometa o restante.

Acima das Nuvens é garantia de sair da mesmice e de assistir uma produção que satiriza seu próprio processo de criação e senso de oportunismo. Destrincha emoções conflitantes e faz com que possamos sentir como esse jogo de egos pode achatar uma pessoa. E ainda nos brinda com diálogos que nos trazem um pouco da essência do teatro. Qualquer semelhança com “Persona”, de Bergman, não é mera coincidência.

BEM NA FITA: o jogo de espelhamento e a brincadeira de entrelaçar realidade com ficcção, as atuações de Binoche e Stewart
QUEIMOU O FILME: os momentos finais talvez pudessem ter sido melhor amarrados na trama.
TRAILER

FICHA TÉCNICA
Título Original: Clouds of Sils Maria
Direção: Olivier Assayas
Elenco: Juliette Binoche, Kristen Stewart, Chloë Grace Moretz
Gênero: Drama
País: França / Suíça / Alemanha
Ano: 2014
Duração: 124 min
Classificação: 14 anos

Giselle Costa Rosa

Integrante da comunidade queer e adepta da prática da tolerância e respeito a todos. Adoro ler livros e textos sobre psicologia. Aventuro-me, vez em quando, a codar. Mas meu trampo é ser analista de mídias. Filmes e séries fazem parte do meu cotidiano que fica mais bacana quando toco violão.
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