Crítica de Filme | Antes de Dormir

Giselle Costa Rosa

|

22 de janeiro de 2015

Antes de Dormir é um suspense protagonizado por Nicole Kidman que não traz nenhum elemento novo ao gênero. Aliás, há muito Kidman não faz um bom papel, como em “As Horas”, 2002 – na pele da escritora Virginia Woolf, ou em “Dogville”, 2003.

A premissa não é nenhuma novidade. Mulher jovem, Christine, vítima de um acidente sofrido há anos, desperta todos os dias sem se lembrar de absolutamente nada de sua vida nos últimos 20 anos ou do dia anterior. Seu cérebro simplesmente não consegue reter as informações recebidas ao longo do dia. Com isso, seu marido Bem, vivido pelo premiado Colin Firth (“Magia ao Luar”, 2014 e “O Discurso do Rei”, 2010), tem que relembrá-la de sua vida a cada despertar através de fotos em um mural construído e de um álbum contendo lembranças de eventos importantes da vida em comum.

BIGTS-0408-0758.tiff

A coisa toda parece bem enfadonha. Mas quando Bem sai para trabalhar, insere-se o primeiro elemento que será viés de mistério da trama.  Todos os dias Christine recebe um telefonema do “desconhecido” Dr. Nasch, interpretado pelo bom ator britânico Mark Strong (“O Jogo da Imitação”, 2014 e “Lanterna Verde”, 2011). A partir daí, ficamos sabendo que ela passa por uma terapia sigilosa com esse médico no intuito de ter lembranças sobre o que aconteceu. Aos poucos, percebe-se que nem tudo é o que parece ser. Nesse ponto, o roteiro funciona bem. Deixa-nos seguindo pelos trilhos, acompanhando a história, bem atentos aos próximos acontecimentos.

Ponto para a direção de Rowan Joffe, que também assina o roteiro. Joffe faz deste filme, um bom entretenimento, com momentos crescentes de tensão até seu ápice. O único deslize talvez tenha sido o excesso de sentimentalismo ao final do longa.

antes-de-dormir06

Desfecho bom, diante das possibilidades colocadas no decorrer do filme. Assim como as atuações que dão conta do proposto. Vemos um trabalho consistente de Kidman na pele de Christine, mas ela anda merecendo papéis melhores. E Mark consegue maior destaque, mesmo não tendo uma atuação brilhante.

Quem for assistir não terá muito do que reclamar, pois  Antes de Dormir cumpre com competência o objetivo de entreter o público durante os seus 90 minutos de duração.

BEM NA FITA: o suspense proposto no filme funciona bem.
QUEIMOU O FILME: roteiro mastigadinho e previsível.
TRAILER

FICHA TÉCNICA:
Título original: Before I Go To Sleep
Direção: Rowan Joffe
Roteiro: Rowan Joffe
Elenco: Colin Firth, Nicole Kidman, Mark Strong
Gênero: suspense
Duração: 92 minutos
Classificação: 14 anos
Distribuição: California Filmes
País: Reino Unido
Ano de produção: 2014

Giselle Costa Rosa

Integrante da comunidade queer e adepta da prática da tolerância e respeito a todos. Adoro ler livros e textos sobre psicologia. Aventuro-me, vez em quando, a codar. Mas meu trampo é ser analista de mídias. Filmes e séries fazem parte do meu cotidiano que fica mais bacana quando toco violão.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman