Crítica de Filme: A Grande Noite

Demétrius Carvalho

Dois irmãos. Um punk e outro vendedor de uma loja parecem pertencerem à mundo opostos. Ambos por volta dos 40 anos, os irmãos Bonzini são Not (Benoît Poelvoorde) e Jean-Pierre (Albert Dupontel).

Not (que se auto-batiza dessa forma), vive à margem da sociedade com seu cachorro, praticando pequenos delitos e procurando formas de conseguir o que comer, tanto que seu irmão, Jean-Pierre tem que intervir para que ele não prejudique as vendas do mercado de seu pai.

le-grand-soir

Enquanto Not passa seus dias completamente ao acaso, indo assistir shows de punk com freqüência, Jean-Pierre começa a enfrentar sérios problemas quando e percebe que sua mulher gastou praticamente todo o dinheiro que ele supunha ter. é demitido.

Uma improvável união entre ambos acontece, com Not tentando arrumar novo emprego para Jean-Pierre que aos poucos começa a adentrar o submundo do punk.

Le-Grand-soir-Poelvoorde-Dupontel

A Grande Noite tem cenas antológicas como a dos irmãos conversando com o pai ao mesmo tempo, o ataque histérico de Jean-Pierre na loja do qual é demitido e Not tentando entregar um currículo completamente surrado de seu irmão para um emprego. Mas são isoladas, o que compromete o longa.

O problema do filme é que a comédia é tão velada que se você não o assistir sabendo que é, não vai entender o que eles quiseram dizer com a produção. Vai ver que nem sempre se precise dizer algo…

BEM NA FITA: Cenas muito boas, embora isoladas.

QUEIMOU O FILME: Comédia extremamente velada.

[embedvideo id=”Vb69wKV6XBE” website=”youtube”]

FICHA TÉCNICA:

Título original: Le Grand Soir
Direção: Benoît Delépine e Gustav Kervern
Roteiro: Benoît Delépine e Gustav Kervern
Produção: Benoît Delépine, Gustav Kervern e Jean-Pierre Guerin
Elenco: Benoît Poelvoorde, Albert Dupontel, Brigitte Fontaine, Areski Belkacem, Bouli Lanners
Fotografia: Hugues Poulain
Edição: Stéphane Elmadjian
Gênero: Comédia
País: França / Bélgica / Alemanha
Ano: 2012
COR
Tempo: 92 min.
Classificação: a verificar

Demétrius Carvalho

Demétrius Carvalho é músico, multi-instrumentista e produtor musical de origem, mas anda com frequência em outras artes passando pela literatura, fotografia. Blogueiro, da suas impressões ainda sobre cinema, artes plásticas e definitivamente é multimídia adorando sobrepor arte sobre arte.
NAN