Crítica de filme: Homem de Ferro 3

Leandro Stenlånd

|

26 de abril de 2013

*** Colaboração de Leandro Steland ***

ATENÇÃO: Contém spoilers

Sexta-feira, meia-noite e um (00h01). Estava eu no Shopping Grande Rio (São João de Meriti), pra lá de ansioso pela pré-estreia do Homem de Ferro 3, me direcionando a sala, deparei-me com uma tremenda multidão (eu já tinha checado e realmente a sala estaria lotada, restando apenas oito lugares disponíveis), e então, começa o filme….

Já de cara, um longa-metragem chato, monótono, contando uma vida do herói que não tinha sido mostrada em nenhum filme anterior. Tal história onde surgiria um possível vilão. A produção tem um teor cômico pra lá de exagerado e ficou devendo na ação.

Homem-de-Ferro-3-22out2012-04

Pepper Potts protagoniza as melhores cenas do filme (Foto: Divulgação)

A narrativa é mais do mesmo. Não possuiu momentos inteligentes, e sim, é mencionado o mundo dos Vingadores no filme (Shield, Homem do Martelo, Vingadores, Buraco da Minhoca). Tony Stark passa a vida criando robôs, tornando esse o seu passatempo, uma vez que não consegue mais ter uma rotina normal. Sequer consegue dormir.

O famoso vilão Mandarim não passa de um teatrinho de araque dos vilões EXTREMIS, ou seja, o mandarim, não é o mandarim, e sim um simples truque para atingir nosso herói Tony Stark que já estaria bem abalado depois da famosa guerra no filme dos Vingadores.

O Patriota de Ferro é mais uma parte cômica do filme. Fica caçando o terrorista Mandarim no Oriente Médio e, graças aos EUA, não faz nada, não bate em ninguém e acaba servindo de arma dos Extremis contra o presidente norte-americano Nada mais…Lembrando que o maior fiasco quanto a isso, vem a ser de o fato do verdadeiro Patriota de Ferro ser Norman Osborn (Duende Verde), ao invés do amigo de Tony Stark colocando o filme em um xeque-mate quanto aos direitos autorais que são de outra produtora.

Homem-de-Ferro-3-22out2012-02

Patriota de Ferro, outra comédia já que ele não é Norman Osborn (O real e verdadeiro Patriota de Ferro) (Foto: Divulgação)

As cenas de ação não empolgam, isoladas e simples, como a cena final das dezenas de robôs que aparecem (em plena noite), o que ofusca os efeitos especiais, fazendo do filme um mar de comédia ao invés de um longa de ação, já que estamos falando de um dos heróis mais aclamados do cinema. Sim, eu sei que haverá aqueles que irão contra minha opinião, elegendo-o como o melhor do ano, mas, sinceramente, espero mesmo que Thor (trailer foi um fiasco) e Wolverine possam me empolgar muito mais que essa produção, que, como sempre, a luta final contra o inimigo é curta.

Enfim, Homem de Ferro 3 deixa a desejar demais em ação e tem comédia em demasia. Sendo assim o titulo do filme deveria ser HOMEM DA COMÉDIA, pois abusaram demais do gênero no longa.

OBS.: Há uma cena pós-créditos (nada demais…).

BEM NA FITA: Ter visto Pepper Potts, a namorada de Tony Stark, vestir a armadura do Homem de Ferro e defendê-lo foi o momento mais lindo do filme. Outro momento tocante é quando ela volta a defender Stark ao se tornar uma arma Extremis no final do longa, pois ela se torna algo bem furioso, estilo Hulk.

QUEIMOU O FILME: O excessivo uso de piadas, deixando o filme mais hilário, já que o “Mandarim” era uma forte ameaça ao mundo.

FICHA TÉCNICA:

Nome: Homem de Ferro 3 (Iron Man 3)
Diretor: Shane Black
Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Guy Pearce, Ben Kingsley, Paul Bettany, Rebecca Hall, Jon Favreau, Don Cheadle, James Badge Dale, Ashley Hamilton, Yvonne Zima, William Sadler, Stephanie Szostak, Stan Lee, Dale Dickey, Xueqi Wang, Ty Simpkins, Bridger Zadina, Marco Sanchez, Spencer Garrett, Joseph Velez, Chris Gethard, Roy McCrerey, Carolyn Foland, Laura Avery, Toochukwu T. C. Anyachonkeya, Laura Avey, Logan Bennett, Sharika Blockett, Christopher Cozort, Brenden Donovan, Steve Earnest, Dean Allen Jones, Chad Kurtz, Tanner Lagasca, Keith Middlebrook, Brian Patrick Moize, Ray Remillard, John L. Smith Jr., Gina Travis, Millie Wannamaker, Memi West, Justin Wheelon, Lawrence Whitener, Ebony Wilson, Lauren York
Produção: Kevin Feige
Roteiro: Shane Black, Drew Pearce
Fotografia: John Toll
Trilha Sonora: Brian Tyler
Duração: 130 min.
Ano: 2013
País: EUA,China
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Disney
Estúdio: DMG Entertainment / Marvel Studios / Paramount Pictures
Classificação: 12 anos

Leandro Stenlånd

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman