Crítica de Filme: Lunchbox
Demétrius Carvalho
Lunchbox vai ao ar dia 28 de fevereiro e possui uma co-produção de Índia, Alemanha, França e Estados Unidos, o que já tira o ar de cinema hollywoodiano. Aqui acaba entrando o que classifico de um filme sobre pessoas normais como eu e você.
Na Índia, existe um serviço de entrega de marmitas, podendo ser ela de um restaurante ou de sua casa em seu local de trabalho. Um erro nas entregas, faz com uma das marmitas passe a ser entregue para outra pessoa, que consequentemente tem a sua recebida por quem deveria receber a sua. O comentário sobre a comida do marido, logo no primeiro dia quando ele volta do trabalho, faz com que ela perceba que houve um engano. Seguindo os conselhos da dia, ela escreve um bilhete e manda novamente a marmita no dia posterior.
Ela, dona de casa, com uma filha na casa dos 7 anos, com o casamento esfriando e descobrindo a presença de uma amante na vida do marido, ele, um homem prestes a se aposentar. Em tempos de e-mail, eles passam a se comunicar através de bilhetes dentro da marmita, dividindo frustrações, memórias, solidão e planos que incluem se conhecerem e fugirem.
Vencedor na Semana da Crítica, sessão paralela do Festival de Cannes organizada pelo Sindicato Francês da Crítica de Cinema que é dedicada à descoberta de novos talentos na Semana Internacional da Crítica Internacional, Lunchbox também já participou Festival Internacional de Londres, do Festival Internacional de Cinema de Toronto, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e recebeu o prêmio do júri de Melhor Longa-Metragem na 10ª edição do Amazonas Film Festival. Além disso, ainda levou os prêmios de Melhor Roteiro e Atuação Marcante (para o protagonista Irrfan Khan), na Premiação do Asia Pacific Film Festival 2013, um dos mais antigos eventos de cinema da região, organizado pela Federação de Produtores Cinematográficas da Ásia-Pacífico (FPA) para incentivar novos talentos.
Para um mundo globalizado, Lunchbox serve bem para ver costumes de um país bem diferente do ocidente, mas, decididamente, uma faixa mais nova da população, infelizmente, não deverá ter interesse pelo filme…
BEM NA FITA: Sempre bom ver costumes bem diferentes do ocidente.
QUEIMOU O FILME: Faixa mais nova não deve se interessar.
[embedvideo id=”vKjjXaP2iqY” website=”youtube”]
FICHA TÉCNICA:
Nome: Lunchbox (Dabba)
Direção: Ritesh Batra
Roteiro: Ritesh Batra
Produção: Anurag Kashyap, Guneet Monga, Arun Rangachari
Elenco: Irrfan Khan, Nimrat Kaur, Nawazuddin Siddiqui, Denzil Smith, Bharati Achrekar
Fotografia: Michael Simmonds
Edição: John F. Lyons
Gênero: Drama / Romance
País: Índia, França, Alemanha e EUA
Ano: 2013
Tempo: 104 min.
Distribuição: IMOVISION
Classificação Indicativa: 12 anos
Cor