Crítica de Filme: O Congresso Futurista
Danielle Meniche
Do mesmo diretor de “Valsa com Bashir” (2008), animação que discutia questões políticas, O Congresso Futurista é uma mistura de live action com personagens animados da utópica cidade de Abrahama.
É uma crítica sobre o mundo das celebridades, a busca pela eterna juventude e faz uma análise de como os atores em carne e osso poderão ser obsoletos no futuro.
Baseado na obra “O Congresso Futurológico” (1971) de Stanislaw Lem, o filme começa com live action. Robin Wright, uma atriz em decadência, recebe a última proposta de contrato com o estúdio Miramount onde gravou a maior parte de seus sucessos, porém ela não vai atuar.
Por alguns milhões de dólares ela deve vender sua imagem escaneada ao estúdio e este poderá utilizá-la durante 20 anos em produções. Robin é persuadida por Al, seu agente, interpretado por (Harvey Keitel) e Jeff (Danny Huston), o produtor. Ela aceita a proposta e 20 anos depois é convidada à participar do congresso de artistas escaneados e se render definitivamente ao mundo virtual.
Aqui começa a animação.
Enquanto no mundo animado os personagens estão felizes, a realidade lá fora é outra. Robin fica presa a esta animação, a este mundo onde ela é uma estrela, mas apesar disso as prioridades dela são outras e a todo custo tenta escapar desta utopia com toques psicodélicos.
É um filme interessante e você precisa de muita atenção para entender os pormenores da história. Cansativo em algumas partes e um espetáculo para os olhos em outras, é uma obra ousada do diretor Ari Folman.
BEM NA FITA: Uma boa crítica sobre o mundo das celebridades.
QUEIMOU O FILME: Torna-se cansativo em determinados momentos.
[embedvideo id=”7Fln6DK6Dmo” website=”youtube”]
FICHA TÉCNICA:
Título Original: The Congress
Direção: Ari Folman
Elenco: Robin Wright, Harvey Keitel, Jon Hamm (voz), Paul Giamatti, Kodi Smit-McPhee, Danny Huston, Sami Gayle, Michael Stahl-David, Michael Landes
Gênero: Drama/Animação
Duração: 123 min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 14 anos
Estreia no Brasil: 27 de Março