Crítica de Filme: O Herdeiro do Diabo
Stenlånd Leandro
O novo terror dos diretores Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett é um dos maiores fiascos que já assisti na minha vida, depois de Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal. Com roteiro assinado pela novata Lindsay Devlin, o longa me fez crer que em sua maioria a culpa é da estreante.
Tudo já dá muito errado ao ver que o longa é uma espécie de found footage , onde tudo é filmado com aquela camera chinfrim, tentando imitar o sucesso inicial da franquia Atividade Paranormal, que agora jaz longe de toda coerência. E assim, se menciona que embora existam alguns momentos de destaque em “O Herdeiro do Diabo”, ele raramente parece original, ou seja, assistir mais do mesmo sem assustar é o mesmo que assistir o filme do Tião Macalé dançando É o Tchan: Terror Cômico. De forma irrisória, somos levados a um mundo onde tudo indica que tanto os diretores quanto os roteiristas tentaram de uma forma ou outra seguir o sucesso de O Bebe de Rosemary, mas parece que tal tentativa levou a produção à um limbo terrível onde quaisquer semelhanças com o longa de Polanski, é total falta de respeito com o mesmo. Saiba que de todos os ângulos possíveis, a estética da imagem filmada gera conflitos antagônicos e diversas limitações estéticas e que não geram sequer uma narrativa decente.
Assim como Invocação do Mal, O Herdeiro do Diabo tem uma produção totalmente barato, mas com uma produção que apesar de decente, parece que se desencontrou, e não vinga de forma alguma no que se propõem a fazer neste longa que deveria de ser um excelente filme, se ao menos o roteiro tivesse pé e cabeça, alias, não somente isso, mas a equipe de sonoplastia não consegue sequer assustar em momento algum. Sou fã de carteirinha de filmes de Possessão Demoníaca, MESMO, entretanto, a possessão é exposta didaticamente ao espectador, com sucessivas provas (os ataques de raiva, a fome por carne crua). Além disso, para os fãs de um terror chocante, este qui tem pouquíssimas mortes, e quase nenhuma gota de sangue.
Enfim, O Herdeiro do Diabo é um filme horrível, é mais um do mesmo. Não indico, não recomendo e me arrependo de ter visto. Esses produtores e roteiristas, deveriam de fazer como os mesmos de Invocação do Mal fizeram, escrever, dirigir algo que realmente venha a valer a pena, não apenas escrever qualquer porcaria pra aumentar a quantidade de filmes em sua filmografia. Felizmente, algo salva tudo isso. A pegadinha do Herdeiro do Diabo é melhor do que o filme e assusta muito mais.
BEM NA FITA: A Fotografia talvez seja a única coisa que salva o filme.
QUEIMOU O FILME: Cenas fracas de susto.
FICHA TÉCNICA:
Título: O Herdeiro do Diabo (Devil’s Due)
Diretor: Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett
Roteirista: Lindsay Devlin
Produzido por: Matt Bettinelli-Olpin
Elenco: Allison Miller, Zach Gilford, Sam Anderson, Roger Payano, Vanessa Ray, Bill Martin Williams, Geraldine Singer, Julia Denton, Colin Walker, Madison Wolfe, Joshua Shane Brooks, Aimee Carrero e Robert Belushi
Gênero: Terror
Ano de lançamento: 2014
Estreia no Brasil: 24/01/2014
Classificação: A definir
Duração: 89 minutos