Crítica de Filme: Toque de Mestre
Demétrius Carvalho
Tom Selznick (Elijah Wood), é o maior pianista da atualidade, mas está afastado dos palcos por 5 anos em virtude do pânico de tocar ao vivo. Uma plateia lotada e ansiosa faz com que ele aborte a peça mais difícil do programa. Tom acha uma mensagem escrita nas partituras: “Erre uma nota e você morre”. A música em questão é exatamente da peça que ele havia abdicado, mas quando ele vai resgatar a partitura, encontra o funcionário do teatro incinerando o lixo jogado fora pelo próprio Tom e ele vai ter que tocar mesmo sem a partitura. Parte daí a premissa de Toque de Mestre.
O filme apresenta alguns trechos bem, digamos, absurdos… digamos que um músico com crise de pânico, sem a partitura, com rascunhos em um papel, tocando uma peça à beira do impossível e ainda conversando pelo fone em seu ouvido é demais para a minha cabeça. O roteiro já menciona uma composição como impossível de tocar (La Cinquette), em condições normais de execução, com essa soma de agravantes então…
O longa, no entanto, tem um Elijah Wood bem digno. O ator realmente executa as notas de piano que seu personagem toca. Ele teve aulas do instrumento em sua infância e um professor durante a pré-produção e as filmagens. Alguns filmes dão aflição nos músicos ao assistir uma imagem que não condiz com as mãos. Não é o caso dese. Sua atuação convence.
BEM NA FITA: O ator toca de maneira condizente as notas do piano.
QUEIMOU O FILME: Canção “impossível” de tocar, mas o músico a executa com diversos obstáculos à sua frente.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Eugenio Mira
Roteiro: Damien Chazelle e Rodrigo Cortés
Elenco: Elijah Wood , John Cusack, Ashley Tamsin, Allen Leech, Don McManus, Dee Wallace, Alex Winter, Don Kress
Produtores Executivos: Lisa Wilson, Myles Nestel, Núria Valls
Diretor de Fotografia: Unax Mendia
Música: Víctor Reyes
Edição: J.L. Romeu
Supervisor de Efeitos Visuais: Alex Villagrasa
Designer de Produção: Javier Alvariño
Diretor de Arte: Jaime Anduiza
Maquiagem: Ana López-Puigcerver
Figurino: Patricia Monné
Coordenador de Produção: Nico Tapia
Engenheiro de Som: James Muñoz