Crítica de Filme: Tudo Por Um Furo (O Âncora 2)

Vanesca Soares

O âncora mais bizarro que já existiu está de volta para estremecer o mundo do jornalismo. Desta vez, Ron Burgundy (Will Ferrell) mudará a história do noticiário e vai se confirmar como uma lenda televisiva na comédia Tudo Por Um Furo – O Âncora 2 (Anchorman 2: The legend continues).

Após o sucesso em San Diego, Ron e sua esposa Veronica Corningstone (Christina Applegate) apresentam um telejornal enquanto criam seu filho Walter (Judah Nelson), de 7 anos. Eles esperam uma oportunidade de crescer ainda mais em seu canal. E ela aparece! Só que não para Ron. Veronica é convidada a ser a mais nova âncora do jornal do horário nobre da emissora, o que destrói o casamento dos dois.

Tudo-por-um-furo poster

Meses depois, desiludido e acreditando que mais nada dará certo em sua vida, Ron recebe um convite para algo inusitado. Ser âncora em uma emissora diferente de tudo o que já se viu até o momento (início dos anos 1980). A GNN tem como plano ser um canal de notícias 24 horas. Mesmo não colocando fé na proposta da emissora, Ron aceita o trabalho, mas tem como condição trazer sua antiga equipe de volta. Brick Tamland (Steve Carrell), Brian Fantana (Paul Rudd) e Champ Kind (David Koechner) aceitam a parceria, que desta vez será em Nova York.

No novo trabalho, Ron descobre que vai ficar com o “horário de cemitério”: das 2h às 5h da manhã. Orgulhoso, se mete em uma aposta com Jack Lime (James Marsden), um esnobe contratado a peso de ouro para o horário nobre. Burgundy aposta que seu programa fará muito mais sucesso do que o do colega. E para isso, vai subverter o mundo do jornalismo, criando novas formas de contar histórias e de apresentar matérias muito conhecidas de todos nós hoje em dia, bem ao estilo do apresentador Marcelo Rezende e companhia.

Tudo Por Um Furo é um filme muito divertido, mas talvez o público brasileiro não o prestigie tanto quanto deveria. O humor de Farrell, Carrell, Rudd, Apatow etc. não faz muito o nosso estilo, embora eles tenham muitos fãs por aqui. O brasileiro gosta de comédia pastelão boboca, e aqui o humor será, em alguns momentos, incompreensível e até sem graça para alguns. É um filme engraçado, mas também tem muita crítica ao mundo do jornalismo, com sua guerra pela audiência a qualquer preço e a ligação com grandes empresas patrocinadoras/anunciantes. Além disso, há a participação especialíssima de vários famosos, como Harrison Ford, Marion Cotillard, Greg Kinnear, Will Smith, Jim Carey, Kirsten Dunst, Vince Vaughn, Liam Neeson, o rapper e produtor musical Kanye West entre outros. A trilha sonora também é um ponto alto do filme. Vale a pena conferir!

ANCHORMAN 2: THE LEGEND CONTINUES

BEM NA FITA: A cena da “guerra de canais” contra Ron Burgandy é sensacional! É uma sátira ao que acontece na vida real na briga pela audiência das emissoras só que no campo de batalhas.

QUEIMOU O FILME: A demora para sair a segunda parte da saga de Ron Burgundy (praticamente dez anos!) pode fazer com que o público não se lembre do personagem e nem da história anterior. Além disso, a mudança no nome do filme (aqui no Brasil não é mais O Âncora) pode ter o mesmo efeito em não colaborar com que as pessoas lembrem dos personagens.

[embedvideo id=”wfM-NlkUBtY” website=”youtube”]

FICHA TÉCNICA:

Nome: Tudo por um furo: O Âncora 2 (Anchorman 2: The legend continues)
Direção: Adam McKay
Roteiro: Will Ferrell e Adam McKay
Elenco: Will Ferrell, Christina Applegate, Paul Rudd, David Koechner, Steve Carrell, James Marsden, Judah Nelson, Greg Kinnear, Meagan Good.
Fotografia: Patrick Capone e Oliver Wood
Produção Musical: Andrew Feltenstein e John Nau
Produção: Judd Apatow, Will Ferrell e Adam McKay
País: EUA
Gênero: Comédia
Duração: 2 horas
Ano: 2013

Vanesca Soares

NAN