Crítica de filme: “A Viagem”
Colaboração
*** Crítica escrita pelo colaborador Cadu Barros ***
Hoje vi a obra-prima Cloud Atlas (recuso-me a chamá-la de A Viagem, título brega que me remete diretamente a uma novela dos anos 90). Trata-se de um filme difícil de digerir, com uma narrativa altamente complexa e ousada. Mas vale muito a pena encarar o desafio.
No final sobram lágrimas e uma sensação de “nunca vi nada igual antes”. Só pra aguçar a curiosidade, são nada menos que 6 filmes num só, cada um pertencente a um gênero diferente. Tem épico, romance, policial, comédia, ficção científica e fantasia. E cada história se passa numa época distinta, com diferentes personagens interpretados pelo mesmo elenco. E é fantástico perceber como tudo está interligado, coeso. É simplesmente o filme mais bem montado que já vi.
E eu nem preciso dizer que o roteiro é excepcional, né? Por mais que uma ou outra história seja menos interessante (eu, particularmente, demorei a gostar da comédia britânica), é inegável a força dos personagens e de seus dramas, todos relacionados a temas universais como liberdade, amor e igualdade.
Pra completar, um elenco invejável e uma direção impecável (cada vez mais fico fascinado pela obra dos irmãos Wachowski, e também admiro o trabalho diferenciado de Tom Tykwer, que por sinal também assina a maravilhosa trilha sonora), que nos fazem emocionar a todo o instante. É por isso que, se pararmos para pensar sobre o horrendo título nacional, pode até ser que ele faça referência ao turbilhão de sensações que nos invade durante as quase três horas (ou seriam minutos?) de duração. De certa forma, viajei para bem longe mesmo sem conseguir sair da cadeira do cinema…
BEM NA FITA:
Direção de atores perfeita; roteiro impecável; montagem precisa; maquiagem capaz de transformar brancos em negros, asiáticos em ocidentais; e trilha sonora emocionante sem ser melosa ou cansativa.
QUEIMOU O FILME:
São muitos personagens em tramas paralelas, o que pode confundir o público num primeiro momento.
FICHA TÉCNICA:
Nome: A Viagem (Cloud Atlas)
Direção: Tom Tykwer, Andy Wachowski e Lana Wachowski
Elenco: Tom Hanks, Halle Berry, Hugh Grant, Jim Broadbent, Hugo Weaving e Susan Sarandon