Crítica de Série | Game of Thrones (4ª Temporada)

Leandro Stenlånd

|

16 de junho de 2014

Se você acredita que tamanho não é documento, de que os melhores perfumes estão nos menores frascos e etc…é nesta quarta temporada que você define tamanhos ”provérbios” sábios. A dinâmica básica para tal quimica dá-se de forma avassaladora, onde Tyrion e Arya acabam que sendo o ponto G de toda a temporada, especificamente em seu episódio final. Ambos decidem sair de Westeros. Ambos viram como tal localidade os trataram de forma miserável.

Enquanto Tyrion consegue escapar de sua própria sentença de morte, Arya tenta deixar seu passado amaldiçoado enfim para trás.

imagens-quarta-temporada-game-of-thrones-15

Entenda que “The Children” mudou todo o aparato da série de forma drástica e faz com que a espera pela quinta temporada seja uma espécie de suplício para os amantes da mesma. No tabuleiro era possível ver como as coisas tinham mudado depois dos episódios “Red and Purple Wedding’s”. O problema é que cavalos em um tabuleiro de xadrez são por demais úteis, mas seus bispos também, e assim, se o episódio “Red Wedding” nos deixou com menos heróis na trama, este final da quarta temporada nos presenteia com menos vilões.

“The Children” foi um episódio magnífico (Com tempo extra para um final tão provocativo), e que nos remete ao grande momento da ascensão de um pequeno e bravo Tyrion. Varys e Jaime ajudaram Tyrion a escapar, mas foi  o desvio tomado por Tyrion que causou o caos todinho. Naturalmente a sua visita aonde não deveria foi inesperada até pelos mais céticos.

eu9yztut3zlxhvbydnmuuprk2

Evitarei mencionar o caso ocorrido para aquele que não viu ainda, possa ter aquela cara de (MAS QUE P***** É ESSA?). Mas posso antecipar uma frase do mesmo (Tyrion) ao avisar seu pai sobre mencionar o nome “Prostituta” mais uma vez, ele avisou, certo? E então o que você imagina? Até mesmo Varys, esperto como tal, sabia que tal acontecimento era uma espécie de mudança no jogo para ele mesmo.

>>> Game of Thrones | Autor dos livros analisa comportamento de Tyrion Lannister

Tyrion matar Shae foi uma vingança mais que esperada. Apenas a ira causada por alguém que foi pressionado por demais. A fúria de Tyrion foi alavancada desde os primórdios da série, especificamente nesta quarta temporada, afinal, depois de ser visto como a ‘inhaca’  da família, um anão desprovido de força e capacidade de luta, chegou o momento de provar a todos o ”grande” homem que ele é.

game-ofthrones-4-temporada1-922x620

No ápice disto tudo, Tywin foi forçado a ouvir a mais pura verdade sobre o incesto de sua família. Uma verdade que foi negada por toda sua vida. E claro, Tyrion tinha de estar por perto para dar um boost na parte que sucede tais momentos.

E Arya heim? Nunca pensei em vê-la de forma tão uniforme e brilhante. Ainda não é tarde para mencionar uma das melhores cenas de luta (FINALMENTE) de toda a série (na opinião do crítico). Estou certo de que se você é fã do livro vai reclamar das mudanças feitas no encalço deste maldito curso. Na verdade foi até plausível vai, afinal, tais mudanças fizeram com que Brienne e Arya se colidissem em seus cursos. O que mais foi comovente foi ver Arya não escolher ninguém para estar com ela. As cenas com Arya foram excepcionais mesmo.

game-of-thrones-4-temporada-s040e08-imagens-arya-sandor

Falando sobre personagens se colidindo, Stannis conseguiu fazer com que Mance Rayder se rende-se. Deu a Mance o poder de finalmente começar a falar sobre paz com Jon, revelando que realmente ele não tinha intenção de saquear, apenas encontrar um local seguro do inverno que estaria por vir. Claro que um exército se movendo para o norte não seria algo exatamente como uma declaração de paz, mas Mance fez aquilo que achava melhor para a segurança do povo.

Stannis se encontrar com Jon foi interessante se levarmos em conta que ambos ainda são sim, aquilo que restaria de mais ”honroso” na série. E a conexão que ambos possuem sobre NED, ajudaram muito a manter a chama de Stark/Baratheon viva. Cenas interessantes que o leitor deve realmente prestar atenção.

thrones_2524209b

Um outro momento tocante da série foi ter visto Daenerys acorrentar seus dois dragões mais jovens, após ter visto o poder de devastação de ambos. Jorah até tinha avisado a ela sobre ela de que eles não seriam domesticáveis, e então ai vem a questão do quanto será sacrificante ver seus leais filhos serem acorrentados assim. Foi uma cena tocante e esplendida, afinal, uma jovem com um exército gigantesco como seus leais combatentes, se ver em uma maldita ‘sinuca de bico’ com seus queridinhos.

10372138_856964807664195_1845133863706733644_n

Sobre Bran, que não foi mt visto desde o episódio cinco? da série…”First of his name”, Bran e seu grupinho, caminhando por ai antes de cruzar seu caminho com um destino nada agradável. Um exército de esqueletos nada amistosos. Uma das melhores cenas de luta dos dias atuais (algo que eu realmente esperava ver), com efeitos decentes e tal cena digna de querer repetir pelo menos umas cinco vezes até que eu possa satisfazer mais e mais.  Apesar dos pesares, Jojen não pode ser salvo 🙁 Apesar do personagem não ter impeto algum de conexão com a série em sí, mas enfim, é mais uma morte, certo? E assim, Bran e Meera estão salvos na caverna e totalmente imersos no submundo mais sobrenatural da série até o momento.

9535104_600x338

Num resumo para evitar maiores spoilers, posso afirmar depois de muito titubear que  a série evoluiu em sua quarta temporada, merecendo sim, a maior nota de todas (apesar do mimimi dos primeiros episódios), posso sim afirmar que o último episódio “The Children” levou a todos momentos de surpreendente violência, mortes de deixar o fã embasbacado, fugas brilhantes e enfim, efeitos especiais que espero que melhorem sim para a quinta temporada. Afinal a quarta temporada foi uma obra-prima com um dos melhores desfechos a ser inserido na mente do leitor.

Leandro Stenlånd

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman