Critica de Série | Scream (1ª Temporada)

Anderson Vidal

|

4 de setembro de 2015

Alerta Spoilers!

Quando Scream estreou pela MTV, não coloquei muita fé na produção, afinal, o que um canal juvenil faria para recriar um clássico dos cinemas que foi o filme Pânico?

Confesso que até a metade dessa primeira temporada ainda continuava sem fé na série, apesar de tirar o chapéu para todas as mortes que foram feitas, em especial a da Riley, a que mais lembrou os filmes. Porém, em determinados momentos a trama foi se arrastando tanto e virando teen demais, a máscara assassina em diversos momentos foi deixada de lado e o drama teen tomou conta e parecia mais ser Gossip Girl, onde o assassino sabia de tudo e vigiava todos, algo estranho. Já em sua reta final, Scream tomou fôlego e mostrou a que veio, um pouco tarde demais, mas conseguiu salvar a primeira temporada de uma forma muito positiva.

Scream teve uma evolução considerável em suas atuações, Emma ao longo dos episódios foi tomando força e se moldando na protagonista que ela é, e todos os jovens a sua volta se moldaram junto, Brooke, uma das queridinhas do público, evoluiu e brilho, já Audrey permaneceu sem expressão durante toda a temporada, talvez essa falta de expressão venha da personagem, mas a atriz não conseguiu nos transmitir isso e ficou sendo vista como péssima atriz. A qualidade dos episódios também foi notória, apesar de todas as embolações e lenga-lenga adolescente, a todo o momento em que Scream nos mostrava o seu assassino e criava um clima tenso, era bem sucedido e certeiro. E todas as mortes foram muito bem feitas.scream-tv-series-emma

Scream perdeu o tom no episódio após a chocante morte de Will na frente de Emma, realmente não esperava essa morte e foi a maior surpresa nessa temporada – não a mais difícil, a que senti mais foi da Riley, adorava a personagem e achei que morreu cedo demais e podia render algo a série –, Emma simplesmente surtou após isso e o episódio das ‘revelações’ com uma visão bizarra de seu pai foi o pior e mais fraco, achei muito non sense ela enlouquecer e uma visão dela mostrar tantas coisas certas. E curiosamente foi o episódio que rendeu uma das audiências mais baixas dessa temporada.

O maior ponto positivo da primeira temporada, para mim, foi às informações que nos foi dada em não confiar em ninguém e ficarmos sem saber ao certo quem poderia ser o assassino. Suspeitei de Audrey desde o início, isso era um fato, desde quando mostrou ela com uma foto do Brandon James no primeiro episódio, ai logo em seguida o seu DNA estava dentro da máscara – uma suspeita séria que foi deixada de lado rapidamente, então muitas vezes a série nos fez acreditar que era Audrey, porém a mesma já havia sido atacada, ou não estava no local onde o assassino apareceu, nos deixando confusos ou a pensar que poderia ser dois assassinos, então quem seria o outro? Eu apostei todas as minhas fichas no pai de Emma, jurava que ele estava se vingando de Maggie/Daisy por ter tido um filho com Brandon James, filho, aliás, que Scream nos fez acreditar que era um homem, levando suspeitas para Kieran e Seth, e deixando a verdadeira assassina livre para se intrometer e ajudar a nossa protagonista. Gostei muito do ultimo episódio, fez jus ao filme, apesar de nenhuma morte relevante, todos do elenco principal permaneceram vivos, e fiquei surpreso em saber que Piper é a assassina. Não esperava ser ela, mas a justificativa foi muito aceitável, e novamente remetendo aos filmes, foi quase às mesmas usadas em todos os filmes Pânico, principalmente o último em que o assassino foi Emma Roberts. Piper é ‘o’ filho que Scream nos fez acreditar ser homem, Maggie/Daisy a abandonou por ser filha de um ‘monstro’ e deu todo o amor para a filha Emma, então Piper ficou revoltada pela sacanagem de Maggie/Daisy até por tudo que fizeram com o seu pai, e voltou para detonar todos, porém não consegue, é claro, e é morta por Audrey.

10272757_ori

Com essa Season Finale ótima e resolvida, o que a segunda temporada de Scream nos apresentaria? Um segundo assassino além de Piper, é claro. E Audrey é essa pessoa, vimos que elas trocaram cartas, talvez por ambas terem algo contra Emma, e lá no início, Emma e Audrey eram muito amigas e algo as afastou, então segue o gancho para o próximo ano. Porém já sabemos que Audrey bancará a vingadora, me pergunto o que eles farão para manter um mistério e criar surpresas.

Ao final, Scream me surpreendeu por fechar as pontas soltas. A acusação de Seth, por exemplo, Piper que implantou a faca na sala do professor para ele ser encarado como culpado, a mesma matou o guarda e deixou ele fugir da prisão. E o fato dela saber de tudo foi explicado também, ela é repórter, então tinha fácil acesso e sabia de tudo, ficando mais fácil pra ela, até quando ela mesma foi atacada com o falecido Will, Audrey que atacou, já que eram duas assassinas.

Por fim, alguns assuntos foram desnecessários para a temporada, Will e Jake ameaçando o prefeito, pai de Brooke, ele ser preso e o suspense da mão de Brooke na reabilitação foi um deles, foi jogado em cena para nos criar confusão, e depois deixado de lado sem nenhuma mais explicação. Enfim.

A primeira temporada de Scream foi boa até, para o seu público-alvo ela conseguiu criar uma tensão e manter o suspense até o fim, só senti falta mesmo da máscara ficar em maior evidência, espero que isso mude na próxima temporada! Até lá.

Anderson Vidal

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman