Crítica de teatro: Ficção
Colaboração
*** Colaboração de Pedro Nogh***
A Companhia Hiato, de São Paulo, traz ao Rio de Janeiro a peça Ficção. Dirigida por Leonardo Moreira, a montagem, que estreou em outubro de 2012 no SESC Pompéia, participou do Festival Santiago A Mil no Chile e do Festival Tempo, no Rio, apresenta uma interessante reflexão sobre os limites entre realidade e invenção.
Aline Filócomo, Fernanda Stefanski, Luciana Paes, Mariah Amélia Farah e Thiago Amaral, são os atores que, em monólogos, nos mostram o que Aline chama de “um museu bibliográfico” de cada um deles.
São cinco peças realizadas a partir de histórias pessoais dos atores, com finalização de dramaturgos colaboradores e do próprio Leonardo Moreira. Pontos de contato entre cada uma formam uma leitura completa ao final para quem assistir a todas, mas cada uma traz um fim em si mesma.
Recomendo que todas as cinco montagens sejam assistidas. E é essa a vontade que dá ao final de uma delas (assisti à encenação de Aline Filócomo). Uma exibição magnífica atropelando as barreiras que separam o real do fictício e nos mostrando que um bom ator é muito mais que um rosto, um timbre de voz, um tipo de corpo.
Atores são artistas que se apropriam de si e do que os cercam como material prima. Um processo que reune auto-conhecimento, referência e alteridade. Ficção nos leva a pensar sobre a eterna necessidade da fantasia e da nossa imensa dificuldade de abandoná-la.
As cinco ficções:
Ficção # Thiago [campos] Amaral (de 25 a 28/04) – Thiago Amaral propõe a criação de uma ficção como pré texto para reatar laços com seu pai, após alguns anos sem qualquer contato.
Ficção # Aline [Moreira] Filócomo (11/04 e de 18 a 21/04) – Aline Filócomo expõe uma pequena enciclopédia de alines, desvendando a criação de uma ficção impossível, discutindo procedimentos de repetição e ineditismo, revendo os espetáculos que já fez e os que nunca fará.
Ficção # Luciana Paes [de barros] (12/04 e de 02 a 05/05) – Luciana Paes, em um prólogo para outra atriz, questiona a autoria em um processo criativo e colaborativo ao apresentar um projeto artístico inspirado pela artista Frida Kahlo, porém não realizado por ela.
Ficção # Maria Amélia [bethovem] Farah (13/04 e de 25 a 28/04) – Maria Amélia Farah relata a transição de filha para mãe, fundindo a experiência da maternidade com a experiência criativa. Ao relatar sua biografia e o contexto cultural que a formou (a ascendência árabe) e suas tentativas de matar a própria mãe, a atriz retoma uma vida abandonada.
Ficção # Fernanda Stefanski [Bernardes] (14/04 e de 18 a 21/04) – Fernanda Stefanski expõe, através de fotografias e reconstituições, uma tragédia familiar – o possível suicídio de seu tio – questionando os limites éticos implicados na coincidência entre arte e vida, repetição e impressão, ficção e realidade.
SERVIÇO:
Ficção – Cia. Hiato
Texto e direção: Leonardo Moreira
Local: CAIXA Cultural Rio – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro – Rio de Janeiro (estação metrô Carioca) Telefone: 21 2544-4080
Temporada: De 11/04/2013 a 05/05/2013
De quinta a domingo, às 19h.
Horário: 19h Lotação: 176 lugares
Duração: cada monólogo dura cerca de 60 minutos.
Classificação: Não recomendado para menores de 18 anos.
Ingressos: R$ 15,00 (Inteira) R$ 7,50 (Meia, além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia)
www.ciahiato.com.br