‘The Cave’ | CRÍTICA

Demétrius Carvalho

|

4 de fevereiro de 2020

O filme The Cave concorre a Melhor Documentário no Oscar 2020. A saber, produzido pela National Geographic, o longa foi ao ar no canal nesta segunda-feira (3) e terá reprises nos dias 4, 7, 8 e 9 de fevereiro. Aliás, é simplesmente imperdível.

Sobre o documentário ‘The Cave’

A saber, o documentário The Cave tem esse nome por causa do local onde a pediatra Amani Ballour trabalha. Afinal, trata-se de um hospital subterrâneo na Síria, uma verdadeira “caverna”. É um lugar que serve de refúgio para os constantes ataques de mísseis sobre a população.

https://www.youtube.com/watch?v=QHnUG_SIYYo&t=915s

O simples sair da “caverna” representa risco de vida, pois nunca se sabe quando será o próximo ataque. O cenário é completamente desolador. Parece um filme futurista de uma cidade fantasma, mas estamos falando da vida real.

Falta de estrutura

Os constantes ataques e a situação de cidade sitiada fazem com que tenha que trabalhar também com a escassez de medicamentos, roupas ou comida. A dra. Amani tem que levar isso em consideração na hora de receitar os remédios para pacientes que podem ter ferimentos bélicos ou mesmo de armas químicas.

Leia mais:

CONHEÇA OS 15 MELHORES FILMES ORIGINAIS DA NETFLIX
O TEMPO PASSA! RELEMBRE 11 GRANDES FILMES QUE COMPLETAM 10 ANOS!
‘1917’ | CRÍTICA

Mentalmente, o ambiente lhe é muito pesado, afinal, trata-se de um país onde, para muitos, é inadmissível uma mulher dirigir o hospital. Os próprios parentes de Amani relatam o desconforto e a cobrança da sociedade. Mas o pior é a sensação de não poder se fazer o que se quer ou precisa com seus pacientes. Ela chega a se sentir culpada por ter o que comer enquanto alguns pacientes estão morrendo de desnutrição.

Lembremos que se trata de um hospital subterrâneo, com corredores claustrofóbicos onde as pessoas precisam, inclusive, estar com os ouvidos abertos ouvindo os caças sobrevoando o hospital para, possivelmente, se precaverem de um míssil.

The Cave documentário National Geographic crítica

Mortes durante as filmagens

Há verdadeiras montanhas levantadas com terra e entulhos do lado de fora do hospital para a proteção de todos. E a situação vai piorando de tal forma que acontece um verdadeiro êxodo da população em busca de sobrevivência. Cerca de 20 mil morrem em alto mar.

The Cave é um documentário que pode mexer demais com pessoas mais sensíveis pela dureza da realidade que se vive até hoje. Para se ter uma ideia, 4 membros da equipe do documentário perderam a vida durante os trabalhos…

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: The Cave
Direção: Firas Fayyad
Elenco: Amani Ballour, Salim Namour
Distribuição: National Geographic
Data de estreia: seg, 03/02/20
País: Síria
Gênero: documentário
Ano de produção: 2019
Duração: 107 minutos
Classificação: 14 anos

Demétrius Carvalho

Demétrius Carvalho é músico, multi-instrumentista e produtor musical de origem, mas anda com frequência em outras artes passando pela literatura, fotografia. Blogueiro, da suas impressões ainda sobre cinema, artes plásticas e definitivamente é multimídia adorando sobrepor arte sobre arte.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman