Destruição Final: O Último Refúgio | O homem é o perigo

Fábio

|

19 de novembro de 2020

A princípio, ‘Destruição Final: O Último Refúgio’ (Greenland, 2020) pode parecer um filme insensível. Afinal, estamos vivendo uma pandemia mundial causada pela covid-19 e uma história sobre o fim do mundo pode gerar um certo desconforto. Mas, no final das contas, ele acaba nos ensinando que, ao contrário do que parece, o verdadeiro perigo está onde menos esperamos. Em outras palavras, um meteoro é fichinha perto da capacidade de destruição que o homem pode causar.

Sinopse

Em Destruição Final: O Último Refúgio, seguimos os passos de John Garrity (Gerard Butler), que está passando por um processo de separação da esposa Allison (Morena Baccarin). No meio do processo, o filho do casal, Nathan (Roger Dale Floyd), está em êxtase por dois motivos: a chegada de um meteoro que passará próximo à Terra e o se aniversário. Porém, a passagem se tornará, na verdade, uma colisão e a família precisará se unir novamente para tentar para escapar com vida do colapso que ameaça a humanidade.

Com uma bela premissa, Destruição Final acerta quando bebe da mesma fonte que o filósofo inglês Thomas Hobbes e aponta o ‘homem como o lobo do homem’. Ou seja, não importa o tamanho da catástrofe que está por vir, nós somos capazes de produzir algo muito pior.

O verdadeiro perigo

Não demorar muito para perceber que Hobbes estava certo. Logo depois de ser avisado via celular que sua família tinha sido selecionada para um abrigo, a história muda de figura. John quer ir logo com a mulher e o filho, deixando os amigos à própria sorte. Os amigos se revoltam por não terem a mesma sorte e uma chega a se humilhar, implorando para que a família Garrity salve a sua filha, contudo acaba sendo ignorada pelos ‘eleitos’.

O que já parecia ser uma solução nada fácil, vai se complicando a medida que a situação se agrava, a população entra em pânico e o individualismo toma conta do coletivo e, assim, todos pensam apenas no que é melhor para si e não para todos.

Acertos

Destruição Final acerta ao escolher um recorte curto na narrativa. Os acontecimentos são próximos e a maior parte do filme se passam em aproximadamente 72 horas. Nesse ínterim, já é possível ver como as pessoas são capazes de se transformar. Ou seja, num piscar de olhos inocentes se tornam assassinos, pessoas comuns viram sequestradoras e, por fim, generosos se tornam mesquinhos. Por outro lado, é importante ressaltar que, apesar disso, ainda existem pessoas que mantém a sua grande personalidade, apesar da situação se tornar totalmente adversa.

Espetáculo visual

O visual do filme é um grande destaque. Desde quando o meteoro se aproxima, até a sua colisão, bem como a destruição de vários lugares, o que vemos em tela é deslumbrante. Triste, caótico, desolador, mas muito bem feito. O tom alaranjado de certos momentos, proporciona um visual muito interessante.

critica-destruicao-final

Erros

Apesar da boa reflexão que o filme traz, ele está longe de ser perfeito. Chega até a ficar um pouco entediante, apesar do ritmo frenético, por causa de umas escolhas de roteiro. Todos os dilemas mostrados no filme são solucionados rápidos demais.

A família precisa de uma carona? Aparece um carro com vaga na hora. Eles se desencontram? Sem problemas, daqui a pouco estarão juntos novamente. Precisa de um remédio? olha para o lado e encontra. Dois adultos e uma criança no meio de uma multidão para chegar a um portão? Tranquilo. Só pedir licença e dar um empurrãozinho de leve. Ou seja, é uma família sortuda demais.

Por fim, essas derrapadas não comprometem todo o filme. Embora não seja uma obra-prima ou algo que mudará a sua vida, Destruição Final é um bom entretenimento. Ele serve de alerta sobre o que está por vir, bem como serve para se divertir.

TRAILER

FICHA TÉCNICA

Título original: Greenland
Data de estreia: 19 de novembro de 2020
Direção: Ric Roman Waugh
Roteiro: Chris Sparling
Elenco: Gerard Butler, Morena Baccarin, Roger Dale Floyd, Scott Glenn, Randal Gonzalez, Rick Pasqualone, Nicola Lambo, Alan Pietruszewski, Scott Poythress, Claire Bronson, Madison Johnson, Gary Weeks, Tracey Bonner, Merrin Dungey
Gênero: Ação, drama, thriller, suspense
País: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Duração: 119 minutos
Classificação Etária: 14 anos
Distribuição: Diamond Films

Fábio

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e cultura em geral.
6
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 6

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman