crítica do filme documentário Virar Mar 2020

Foto: Vitrine Filmes / Divulgação

‘Virar Mar’ discute sustentabilidade hídrica de forma poética

Jhone Silva

|

28 de julho de 2022

Virar Mar (Meer Werden) é um documentário experimental dirigido pela dupla Philipp Hartmann e Danilo Carvalho que discute sustentabilidade hídrica de forma poética apresentando a dicotomia das relações humanas com a água. Para isso o filme apresenta dois cenários: o sertão brasileiro, onde as pessoas sofrem com a falta de água; e a Alemanha, onde uma pequena cidade será alagada.

A crise climática e hídrica é amplamente discutida por cientistas e políticos, mas, mesmo assim, um filme abordar a temática é uma adição importante para o debate. Já que apenas a arte tem o poder de atingir o íntimo do público e, desse forma, sensibilizá-lo deste drama real.

Leia também:

‘Última Chance’ é tão absurdo quanto divertido

‘O Pai da Rita’ perde pontos preciosos no enredo

‘Retorno’ tem mais a dizer do que grande parte dos filmes da Netflix

Verdades e realidades contraditórias

Entretanto, infelizmente, a linguagem poética e experimental de Virar Mar não conseguirá atrair o grande público. Isso é uma tragédia por si só, tendo em vista seu conteúdo extremamente importante em um mundo cada vez mais devastado pelas mudanças climáticas.

É nessa apresentação de imagens e cenários opostos que o filme apresenta uma ampla visão de mundo em que as verdades e realidades se contradizem. Além disso, ao lado das cenas documentais, Virar Mar também apresenta encenações ficcionais com atores. Ou seja, um filme dentro do filme.

Essa dramatização contribui com a exposição de um diálogo entre dois países e seus situações contrapostas e, ao mesmo tempo, semelhantes, pois ambas foram causadas pelas mudanças climáticas e o descaso que o “progresso” capitalista tem com a natureza.

Em suma, Virar Mar apresenta ao público, através de uma abordagem mais palpável e sensível, o valor e urgência da criação de políticas hídricas e ambientais sustentáveis. Mas será difícil conquistar a plateia que não está acostumado a esse tipo de linguagem.

Onde assistir ao filme Virar Mar?

A saber, Virar Mar estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 28 de julho de 2022.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Nesse sentido, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme

Elenco do filme

Astrid Adverbe
Lorena Ahadzi
Janayra Alves
Angela Anzi
Jo Brauner
Swantje Bues
Larissa de Melo

Ficha Técnica

Título original do filme: Virar Mar/Meer Werden
Direção: Danilo Carvalho e Philipp Hartmann
Roteiro: Philipp Hartmann  
Duração: 85 minutos
País: Brasil e Alemanha
Gênero: documentário
Ano: 2020
Classificação: a definir

Jhone Silva

Um jovem paulistano que aproveita a boemia da maior cidade brasileira, embora prefira ficar trancado em seu quarto lendo, assistindo, escutando e jogando e fazendo arte. Mas sempre com uma qualidade duvidável, é claro.
4
Créditos Galáticos:

Créditos Galáticos: 4

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman