crítica do filme Inestimável da Netflix de 2022

Foto: Netflix / Divulgação

‘Inestimável’ tem seu valor, mas não se sustenta em seu propósito

Taynna Gripp

|

15 de julho de 2022

Inestimável (Jewel), filme que debutou no catálogo da Netflix recentemente, oferece a quem estiver disposto a resistir aos 80 minutos do longa arrastado uma história que tenta ser comovente, mas se perde em meio a uma narrativa que envolve romance lésbico, Apartheid e religiosidade.

Como pano de fundo, temos o massacre de Sharpeville, ocorrido em 1960 em Johanesburgo, na África do Sul. Ao visitar o memorial da cidade para desenvolver um catálogo de turismo, uma fotógrafa acaba se interessando instantaneamente por uma moradora local. O romance é forjado por uma espécie de obsessão inexplicável que a fotógrafa tem pela moradora, causando a ira do namorado da mesma.

Fosse apenas isso, Inestimável talvez se tornasse um filme descartável, mas existe na busca incansável da personagem principal um misticismo que vai se explicando ao longo da trama. Seu pai, um policial, foi um dos causadores do massacre. Por isso, a ligação que ela tem com a cidade e com a moradora é tão forte, existe ali um karma.

Leia também:

‘O Assassino da Minha Filha’ tem boa história, mas ritmo lento

‘Órfã 2: A Origem’ ganha primeiro trailer assustador

Cronenberg faz o que sabe de melhor em ‘Crimes do Futuro’

Simples e sem aprofundamento

O enredo em si é bem simples e pouco original. A execução também não é das melhores. Contando, com uma direção que ora arrasta as cenas, ora acelera o ritmo demais. Tudo parece ser solucionado sem complicações, das mortes aos encontros e cabe aos espectadores a sensação batida de que o destino que governa todas as coisas tem um propósito.

Inestimável tem seu valor por trazer ao público os acontecimentos do massacre, bem como a beleza por trás das religiões africanas, mas, como filme de romance, não se sustenta, tampouco como drama, porque não existe sequer tempo para que a gente se apegue aos personagens. O rio, sempre presente nas cenas, deveria ter sido uma metáfora mais bem abordada, mas deixou apenas a sensação de que nenhum mergulho real aconteceu, já que tudo é trazido de modo superficial.

Aos que insistirem na empreitada de assistir, o façam sem esperar nada mais do que um filme sobre como vidas se encontram e se modificam para sempre. Nada mais do que isso.

Onde assistir ao filme Inestimável?

A saber, Inestimável já está disponível assinantes da Netflix. Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Inestimável, da Netflix

Elenco do filme Inestimável (Netflix)

Connie Chiume
Michelle Botes
Nqobile Nunu K.H.

Ficha Técnica: filme Inestimável, da Netflix

Título original do filme: Jewel
Direção: Adze Ugah
Roteiro: Glenrose Ndlovu e Adze Ugah
Duração: 80 minutos
País: África do Sul
Gênero: drama
Ano: 2022
Classificação Indicativa: 16 anos

Taynna Gripp

2

Créditos Galáticos: 2

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman