CRÍTICA | ‘Poderia Me Perdoar?’

Paola Jullyanne

|

4 de fevereiro de 2019

Baseado na biografia de Lee Israel, o filme Poderia Me Perdoar? (Can You Ever Forgive Me?) conta um pouco da história desta escritora que ficou conhecida por suas façanhas no mundo literário. O longa está concorrendo ao Oscar 2019 nas categorias Melhor Atriz, pela atuação de  Melissa McCarthy, e de Melhor Ator Coadjuvante para  Richard E. Grant. Indicações estas muito merecidas, por sinal, visto que os atores estão em completa sintonia na obra e casaram perfeitamente com os seus personagens.

Leia mais:

– FILME SOBRE A VIDA DE J.R.R. TOLKIEN GANHA PRIMEIRAS IMAGENS: VEJA!
– SUPER BOWL 2019 | ‘NÓS’, NOVO TERROR DE JORDAN PEELE, GANHA TRAILER ATERRORIZANTE

Lee (Melissa McCarthy) é uma pessoa com um temperamento difícil, até um tanto “sociofóbica”. Em uma de suas falas a mesma dispara: “Sou uma mulher de 51 anos que prefere gatos a gente”. A relação de Lee com seu bichano é bastante marcante, sendo responsável por uma das cenas mais emocionantes do filme, fazendo assim com que o animal seja um personagem fundamental na história.

Israel estava passando por momentos difíceis emocionalmente e financeiramente falando. Após o término do seu relacionamento com Elaine (Anna Deavere Smith), ela não consegue emplacar o seu novo livro ou se manter no trabalho de revisora, seu aluguel está atrasado e sua gata está doente. Se achando sem saída, Lee decide vender uma carta que recebeu da atriz Katharine Hepburn. É aí que ela encontra a solução de seus problemas.

Foto: 20th Century Fox / Divulgação

Lee sempre foi ótima em escrever biografias. Ela aproveita esse talento para forjar cartas de autores famosos, tornando essa a sua nova fonte de renda. Nesse meio tempo, ela desenvolve uma amizade improvável com Jack Hock (Richard E. Grant), um charlatão falido que vive de golpes. É o sentimento de solidão que faz com que eles se aproximem cada vez mais, fazendo de Jack a única pessoa de confiança de Lee e, posteriormente, seu parceiro de crime.

Com roteiro de Nicole Holofcener e direção de Marielle Heller, Poderia Me Perdoar? é um filme dramático e intimista. As cenas foram trabalhadas de maneira bastante detalhista para que o espectador possa se sentir parte da história e, assim, partilhar as sensações da personagem. O longa não tenta minimizar o peso do crime de Israel, mas faz com que a vejamos mais humana, de maneira a entender os motivos que a levaram a escolher um caminho não convencional para se sustentar.

Poderia Me Perdoar? conta a história de uma falsária, mas não só isso. Também é sobre uma mulher triste e solitária que tem medo de confiar nas pessoas e ser magoada. Além de um filme inspirado em uma biografia, temos uma obra reflexiva sobre como estamos vivendo a nossa vida e onde as consequências de nossas escolhas podem nos levar.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Can You Ever Forgive Me?
Direção: Marielle Heller
Elenco: Melissa McCarthy, Richard E. Grant, Dolly Wells
Distribuição: Fox
Data de estreia: qui, 07/02/19
País: Estados Unidos
Gênero: drama
Ano de produção: 2018
Duração: 107 minutos
Classificação: 16 anos

Paola Jullyanne

Pernambucana/carioca, cinéfila de carteirinha e viciada em séries. Curto uma boa música e uma boa leitura, não sou apegada a padrões e adoro um desafio.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman