Sequestrando Stella

CRÍTICA | ‘Sequestrando Stella’ (Netflix)

Jorge Feitosa

|

7 de agosto de 2019

Discutindo relações no cativeiro.

Quando Hollywood produz algum filme enfocando um sequestro, quase sempre o faz com dois pontos de vista: o do cativeiro e o da caçada aos sequestradores. Sempre com negociações tensas e cenas de perseguição em que, por algum motivo, um dos bandidos acaba se expondo para que se encontrem os outros. Normal, já que, com plateias cada vez mais dispersas, não é fácil manter atenção do espectador.

Leia mais:

CRÍTICA | ‘MISSÃO NO MAR VERMELHO’ (NETFLIX)
CRÍTICA | ‘PRIVACIDADE HACKEADA’ (NETFLIX)
CRÍTICA | ‘ESTÁ TUDO CERTO’ (NETFLIX)

Sobre o filme

Sequestrando Stella (Kidnapping Stella), produção alemã escrita e dirigida Thomas Sieben, foge dessa abordagem mais espalhafatosa para mostrar esse crime de um ponto de vista mais simples. Quase que unicamente em um único cenário. Em uma narrativa que se ajustaria bem até mesmo como uma peça de teatro, o foco vai para o elenco e a interação entre os personagens. É mostrado desde a preparação do cativeiro, passando pelos conflitos entre sequestradores e a vítima, até o ato final.

E nesse sentido o filme realmente prende a atenção desde o início. Aliás, a ideia de iniciar a narrativa sem maiores explicações aguça a curiosidade de descobrir quem são esses criminosos e qual a sua relação com a vítima. São diálogos precisos, bem como momentos de tensão bem acompanhados de uma trilha e efeitos sonoros que fazem cada movimento em falso gerar uma tensão genuína.

Pulso filme na direção

Tudo isso apenas com a qualidade da equipe técnica e os três atores (Jella Haase, Clemens Schick e Max Von de Groeben) dividindo um cenário apertado, mas com o devido espaço para que cada um se sobressaia nos momentos certos da trama. Um trabalho minimalista que só um pulso firme na direção conseguiria.

E é essa experimentação que faz de Sequestrando Stella algo digno de ser visto. Mesmo que com um final anti-climático e estendido sem necessidade. De fato, não estraga a obra e nem se pode dizer mais para evitar spoilers. Mas certamente poderia ter sido melhor.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Kidnapping Stella
Direção: Thomas Sieben
Roteiro: J Blakeson, Thomas Sieben
Elenco: Jella Haase, Clemens Schick, Max von der Groeben
Distribuição: Netflix
País: Alemanha
Gênero: suspense
Ano de produção: 2019
Duração: 89 minutos
Classificação: 16 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman