CRÍTICA | ‘Verão’ reflete sobre a busca de jovens por um mundo melhor através da música

Demétrius Carvalho

|

12 de novembro de 2018

Verão (Leto), longa russo de Kirill Serebrennikov, retrata o desenrolar de uma banda de rock no início da década de 80 e toda a atmosfera em volta desse sonho, assim como conflitos, sejam eles estéticos, filosóficos ou sentimentais.

Festival do Rio: CRÍTICA | ‘Tarde Para Morrer Jovem’ perde conteúdo e empatia pela sua superficialidade

O filme é conduzido por um elegante preto e branco. Esse ar retrô é subjugado por elementos coloridos que pontuam determinadas cenas, com algumas inserções de letras de música em telas, por vezes, divididas, e mesmo imagens surreais que acabam sendo mostradas por um personagem e seu cartaz que aquilo não aconteceu.

Festival do Rio: Repescagem do Festival do Rio começa hoje: confira a programação

Em tempos onde o rock é insosso, existe, entre os membros da banda, uma preocupação pelo que se é dito. Quando o grupo entra em estúdio, conflitos estéticos aparecem com o seu mentor e incentivador musical, embora sua mulher e o jovem cantor tenham seus flertes e sejam, inclusive, incentivados a seguir em frente pelo tutor.

Foto: Imovision / Divulgação

Mesmo que não se defenda posição política ou bandeira em Verão, os membros refutam que Sex Pistols ou Beatles não podem ser considerados inimigos pois são pessoas simples como eles.

Festival de Cinema de Petrópolis volta à cena cultural da Região Serrana

Trata-se de uma película leve, mas que abre possibilidades de pensamento sobre a importância e função social de suas letras, que surgem, muitas vezes, no meio do caos e vida social de jovens aspirantes à música que ao menos acreditam que podem fazer algo pelo mundo.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Leto
Direção: Kirill Serebrennikov
Roteiro: Mikhail Idov, Lili Idova, Kirill Serebrennikov
Elenco: Teo Yoo, Irina Starshenbaum, Roman Bilyk
Distribuição: Imovision
Data de estreia: qui, 15/11/18
País: Rússia
Gênero: biografia
Ano de produção: 2018
Duração: 126 minutos
Classificação: 14 anos

Demétrius Carvalho

Demétrius Carvalho é músico, multi-instrumentista e produtor musical de origem, mas anda com frequência em outras artes passando pela literatura, fotografia. Blogueiro, da suas impressões ainda sobre cinema, artes plásticas e definitivamente é multimídia adorando sobrepor arte sobre arte.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman