CRÍTICA | ‘WiFi Ralph: Quebrando a Internet’ explora de maneira muito divertida o universo digital

Adriano Valente

|

19 de dezembro de 2018

Seguindo o mesmo estilo do longa anterior (Detona Ralph), WiFi Ralph: Quebrando a Internet (Ralph Breaks the Internet) não desaponta e explora de maneira muito divertida e criativa o universo digital em que estamos inseridos atualmente. A trama se desenvolve a partir da relação de amizade que surgiu no primeiro longa, entre Ralph e Vanellope. O jogo de Vanellope, o “Corrida Doce”, sofre uma quebra exatamente no volante do brinquedo após um incidente causado por Ralph. E é a partir daqui que a aventura começa: a dupla parte em procura de um novo volante pela internet.

Cinépolis lança combo de ‘WiFi Ralph – Quebrando a Internet’

Através do recém instalado wi-fi, Vanellope e Ralph entram na grande rede mundial de computadores. Aqui, ponto para a criatividade! A maneira como isso é visualmente mostrado é muito bacana! Transformar algo que não é visto em uma coisa que podemos assimilar não é uma tarefa simples. No entanto, a equipe de Wi-Fi Ralph encontrou soluções para mostrar um universo válido e totalmente plausível. Cada “internauta” é representado por um avatar dentro da internet (literalmente uma miniatura do usuário). Cada loja, cada site, cada portal de acesso é representado como uma espécie de prédio ou shopping, como no caso no eBay. Os avatares passeiam entre as páginas através de transportes, assim como na vida real. Até os pop-ups estão lá!

5 filmes para passar o fim de ano de bem consigo mesmo

A corrida por “likes” e “compartilhamentos” é uma das marcas do filme, já que Ralph decide “viralizar” pela internet para ajudar a amiga. E, nesse ponto, WiFi Ralph passa uma importante mensagem sobre limites dentro uma relação, seja ela qual for. Explora, ainda que de maneira rápida e direta, a tênue linha que existe entre o amor e o sentimento de posse.

CRÍTICA | ‘Creed II’ empolga nas lutas e atinge níveis mais profundos que seu antecessor

Foto: Disney / Divulgação

As referências ao mundo digital não faltam. As grandes marcas da internet estão presentes no filme, claro, com um destaque ao site da Disney, com muitas participações interessantes. Ainda sobre essas participações (atenção a possível SPOILER), ficou difícil não se emocionar quando Stan Lee aparece em uma rápida passagem, ao estilo dos filmes da Marvel. O bom velhinho faleceu em 12 de novembro de 2018 e causou grande comoção entre os fãs.

Aquaman | Vale a pena conferir?

Como já é de se esperar dos estúdios Disney, o longa corresponde às expectativas e, com certeza, vai divertir tanto o público mais jovem quanto o mais velho. WiFi Ralph: Quebrando a Internet já estreou dia 5 de novembro de 2018 nos Estados Unidos. No entanto, no Brasil, a animação será lançada em 3 de janeiro de 2019.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Ralph Breaks The Internet
Direção: Rich Moore, Phil Johnston
Dublagem original: John C. Reilly, Sarah Silverman, Gal Gadot, Taraji P. Henson, Alfred Molina, Alan Tudyk, Jane Lynch, Jack McBrayer
Dublagem em português: Flora Paulita, Tiago Abravanel, MariMoon, Rafael Cortez, Giovanna Lancellotti, Luísa Sonza
Distribuição: Disney
Data de estreia: qui, 03/01/19
País: Estados Unidos
Gênero: animação
Duração: 112 minutos
Ano de produção: 2017
Classificação: livre

Adriano Valente

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman