‘Cyrano’ perde a chance de ser um grande épico
Bruno Oliveira
Cyrano estreou em 2021, quando julguei ser o ano dos musicais devido à quantidade de produções do gênero lançadas. Infelizmente, embora tenha sido anunciado seu lançamento, nunca chegou no Brasil pelos cinemas e nem pelos streamings convencionais. Acabou aportando por aqui somente por aluguel e venda nas plataformas digitais. Algo bem pequeno para uma grande produção que chegou a ser indicada a algumas premiações no início de 2022.
Sinopse
Cyrano de Bergerec, interpretado por Peter Dinklage (Game of Thrones), é um homem à frente da sua época. Além de ser um ótimo esgrimista, ele também é um grande poeta capaz de dominar a escrita como ninguém. Ele se vê apaixonado por sua amiga Roxanne (Haley Bennett), mas vê seu coração partido ao saber que ela está apaixonada por Christian (Kelvin Harrison Jr.). Ao saber que o rapaz não tem o dom da escrita, ele resolve ajudá-lo a escrever cartas de amor para ela. Assim se forma um triângulo amoroso, onde a mentira pode acabar com tudo.
Leia também:
‘Jovens Bruxas: Nova Irmandade’ tem direção e roteiro superficiais
‘365 Dias Finais’ é o ápice da mediocridade
‘Royalteen’ é um filme pavoroso que não anda
Começa muito bem
Cyrano é um musical de 1973, que teve como sua base a peça dramática de mesmo nome de 1897. Em 2018, teve uma nova releitura também estrelada por Peter Dinklage no papel principal. O longa é justamente uma adaptação desse novo musical. Olhando por uma ótica simples, trata-se de um ótimo filme de amor, com boas músicas, mas que falha um pouco no roteiro. Não acho que o problema tenha sido o material original, mas sim a transposição de uma mídia para outra.
O diretor Joe Wright (Orgulho & Preconceito) é bastante competente em toda a sua primeira metade. A produção é maravilhosa, rica e apresenta ótimos números musicais. A história do triângulo amoroso é levada de uma forma leve, divertida e com a capacidade de machucar nossos corações de uma forma singela que não esperamos. Embora já tivesse notado alguns erros de roteiro, considero a obra – até aí – realmente impecável.
Segundo ato desanda
O seu segundo ato, passado na guerra, já nos traz falhas mais gritantes. Esse era o momento do filme ser realmente grandioso e mostrar a que veio. Mas não foi o que aconteceu. O baixo orçamento afetou demais esse período, o que deixaria Cyrano com um novo épico do gênero no cinema. Ele até nos apresenta uma das melhores músicas de todo o longa, mas o seu andamento, junto com o seu desfecho, falham, soando como um anticlímax. E isso, confesso, deixou por cair tudo o que amei no primeiro ato.
O desfecho – ou terceiro ato – é bem curto e também me soou minimamente como uma grande tragédia grega. Ele é emocional e tinha tudo para nos pegar de jeito a ponto de nos debulharmos em lágrimas. Mas as coisas acontecem tão rápidas que nem conseguimos digerir a revelação final e logo somos cortados com os créditos finais. A correria e a falta de orçamento deixaram Cyrano apenas como uma obra mediana e dói saber que poderia ter ido mais longe que isso.
#Ficaadica
Cyrano tem excelentes músicas. Uma dica antes de vê-lo é escutar a trilha sonora em algum lugar, seja no YouTube, Spotify, tanto faz. Conhecê-las antes melhora bastante a experiência. Temos canções e números musicais bem emocionais a ponto de conseguir nos colocar no drama dos personagens e sentir suas dores e medos. Isso não tenho como falar mal e devo dizer que é minha parte preferida. A minha vontade de revê-lo é justamente por elas.
Conclusão
Cyrano é um bom filme que perdeu a chance de ser excelente e épico. Os pontos negativos tiram esse provável título, mas não o fato de que ainda é uma bela história de amor que está sendo contada. Posso dizer também que trata-se de uma tragédia no estilo Shakespeare de ser, mas com música. Para os fãs de um bom romance e de musicais, o longa ainda acaba sendo uma ótima pedida e acredito que não vá decepcionar. Para quem não aprecia esses gêneros, é melhor ver outra coisa.
Onde assistir ao filme Cyrano (2021)?
A saber, Cyrano está disponível para compra e aluguel nas principais plataformas digitais online.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer do filme Cyrano (2021)
Cyrano (2021): elenco do filme
Peter Dinklage
Haley Bennet
Kelvin Harrison Jr.
Ben Mendelsohn
Bashir Salahuddin
Ficha Técnica do filme Cyrano (2021)
Título original do filme: Cyrano
Direção: Joe Wright
Roteiro: Erica Schmidt, baseado na peça musical escrita por Edmond Rostand
Duração: 123 minutos
País: Reino Unido, Canadá e Estados Unidos
Gênero: musical, drama, romance
Ano: 2021
Classificação: a definir