Dica de Filme: O Sucesso a Qualquer Preço (1992)

Bruno Giacobbo

Uma ótima comédia dramática sobre o dia a dia de uma imobiliária, em plena recessão, estrelada pelos monstruosos Jack Lemmon e Al Pacino, com um grande elenco de apoio formado por Ed Harris, Alan Arkin, Kevin Spacey e Alec Baldwin.

Baseado na peça homônima de David Mamet e dirigido por James Foley, “O Sucesso a Qualquer Preço” é uma obra para se deliciar com os ótimos diálogos e a dobradinha Lemmon/Pacino. É muito difícil desgrudar os olhos da tela ao longo dos 100 minutos de projeção.

De forma maniqueísta, o filme discute conceitos como competência e incompetência; sorte e azar; honestidade e trapaça: Qual é a melhor maneira de se dar bem na sua profissão? No trabalho, vale tudo para vencer ou existe um limite que não podemos transpor? Toda a discussão é centrada nos personagens Ricky Roma (Pacino), um corretor que se destaca em meio ao fracasso de seus colegas, Shelley “The Machine” Levene (Lemmon), Dave Moss (Harris) e George Aaronow (Arkin). Em cada um deles é possível identificar pelo menos um destes conceitos.

Al Pacino como Ricky Roma

Al Pacino como Ricky Roma

O Sucesso a Qualquer Preço” é do mesmo ano de “Perfume de Mulher“, também estrelado por Al Pacino, em que este interpreta o tenente-coronel cego Frank Slade. Por estes dois trabalhos, Pacino conseguiu a façanha de ser indicado aos prêmios de melhor ator coadjuvante (como Roma) e melhor ator (como Slade), tanto no Oscar como no Globo de Ouro, em 1993. Venceu as duas premiações de melhor ator.

Jack Lemmon foi considerado o melhor ator do Festival de Veneza por seu papel como o corretor Levene, em “O Sucesso a Qualquer Preço“.

Desliguem seus celulares e boa diversão!

BEM NA FITA: O roteiro de David Mamet, que proporciona diálogos deliciosos, que ficam ainda melhores interpretados por Lemmon e Pacino. A dobradinha Lemmon/Pacino. Se houvesse no Oscar o prêmio de melhor dupla, como há no Framboesa de Ouro o de pior, eles teriam levado em 1993 (e em qualquer outro ano!).

QUEIMOU O FILME: Nada de relevante.

FICHA TÉCNICA:
Diretor: James Foley.
Elenco: Jack Lemmon, Al Pacino, Ed Harris, Alec Baldwin, Alan Arkin, Kevin Spacey e Jonathan Pryce.
Produção: Joseph Caracciolo Jr, Jerry Tokofsky e Stanley R. Zupnik.
Roteiro: David Mamet.
Fotografia: Juan Ruiz Anchia.
Trilha Sonora: James Newton Howard
Duração: 100 min.
Ano: 1992
País: EUA.

Bruno Giacobbo

Um dos últimos românticos, vivo à procura de um lugar chamado Notting Hill, mas começo a desconfiar que ele só existe mesmo nos filmes e na imaginação dos grandes roteiristas. Acredito que o cinema brasileiro é o melhor do mundo e defendo que a Boca do Lixo foi a nossa Nova Hollywood. Apesar das agruras da vida, sou feliz como um italiano quando sabe que terá amor e vinho.
NAN