Eddie Vedder Earthling crítica do álbum disco

Eddie Vedder está melhor do que nunca com seu novo álbum ‘Earthling’

Cadu Costa

|

15 de fevereiro de 2022

Eddie Vedder não precisou de muito para ser aclamado como uma lenda do rock. O líder do Pearl Jam é dono de uma das vozes mais peculiares e inconfundíveis da música mundial. No entanto, até hoje, suas duas excursões solo foram exercícios de quietude.

A primeira é a beleza penetrante da trilha sonora do filme Em Terreno Selvagem (Into The Wild), de 2007; enquanto a segunda traz um clima praiano em Ukulele Songs, de 2011. Mas em Earthling, seu novo trabalho lançado nesta última sexta-feira (11), você não faz ideia do que Eddie Vedder aprontou. Vem que o ULTRAVERSO te conta.

Banda de peso

Produzido por Andrew Watt, que trabalhou com Miley Cyrus, Post Malone e Ozzy Osbourne, entre muitos outros, a mais recente jornada musical de Eddie Vedder começou a ser construída graças a sua banda de turnê The Earthlings, que conta com estrelas como o próprio Watt tocando baixo e guitarras; bem como o ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers Josh Klinghoffer (agora um membro da banda de turnê do Pearl Jam); Pino Palladino (The Who) no baixo; Glen Hansard nas guitarras e backing vocals; e, por fim, o baterista do Red Hot Chili Peppers, Chad Smith.

Além disso, Earthling, o disco, inclui outras participações mais que especiais do calibre de Sir Elton John em “Picture”; a gaita de Stevie Wonder em “Try”; assim como a bateria de Ringo Starr em “Mrs. Mills”. As filhas de Vedder, Olivia e Harper, também são creditadas como backing vocals em todo o álbum.

Eddie Vedder diferente

Mas quando a faixa de abertura “Invincible” começa, leva cerca de 10 segundos para percebermos que ele está indo em uma direção diferente aqui. Teclados abrem os trabalhos ouvimos Eddie Vedder não cantando, mas falando.

“Estamos claros? Autorizado para decolagem… Somos afirmativos… Sem negação!”, diz ele como um piloto ansioso demais antes da bateria bater. É tudo um grande precursor de um dos discos de rock mais edificantes da memória recente. Bem-vindos a bordo do Air Vedder, pessoal!

Em seguida, chegam as guitarras poderosas de “Power of Right”. Agora sim tudo está definitivamente diferente aqui. Peso, velocidade, grandes refrões, tudo como gostamos. Essa música, aliás, poderia estar em qualquer disco do Pearl Jam dentro de suas diversas épocas.

Outro destaque é “Brother The Cloud”, que começa com a declaração assombrosa: “Eu tinha um irmão, mas agora meu irmão se foi”. Em entrevistas recentes, Eddie já havia refletido sobre a perda de seu irmão em um acidente e como a faixa começou como “não-ficção” antes de se transformar em “ficção”. A maneira pela qual ele transmite todas as emoções desorientadoras ligadas ao luto é apenas intensificada por sua mudança da introdução atordoada para a seção final furiosa.

Parcerias de peso

Mas o melhor fica mesmo para o final. A brilhante “Try” apresenta Stevie Wonder entregando um solo de gaita selvagem sobre um riff punk desconexo. É verdadeiramente incrível.

Outro brilhantismo em Earthling vem quando Eddie Vedder e Elton John se unem para o dueto de “Picture”. O alegre piano rock, as vozes intercalando em refrões inesquecíveis. É simplesmente sublime.

Por sua vez, “Mrs. Mills” também tem sua história: é uma música onde Eddie conta a história de artistas que usaram o piano titular no Abbey Road Studios, incluindo os Beatles. A bateria de Ringo Starr faz todo o sentido aqui. É um conceito maravilhoso, que confere mais romance a um objeto inanimado do que a maioria dos cantores poderia conceber.

Tocando a alma

Talvez este seja o grande diferencial de Earthling, novo álbum de Eddie Vedder. Este é um disco que toca como se a alma do cantor estivesse conectada diretamente a uma jukebox, pulando por diferentes eras da história da música.

Em uma base estritamente musical, Earthling é o projeto mais variado que Eddie Vedder já lançou. E também é seu álbum mais leve: há uma alegria palpável em seus experimentos livres aqui que é contagiante, até divertido. Não deixe pra depois. Ouça agora!

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Ouça Earthling, novo álbum de Eddie Vedder

 

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
9
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 9

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman