Edgard Telles Ribeiro revisita anos de chumbo

Vanesca Soares

Os chamados “Anos de chumbo” foram um período nebuloso da história brasileira, mas também muito rico para a Literatura. Em março esta época completa 50 anos e muitos escritores e editoras decidiram revisitá-la. Um destes autores é Edgard Telles Ribeiro.

Capa Damas da noite AL V3.indd

O embaixador, jornalista e premiado autor Edgard Telles Ribeiro está lançando seu novo romance Damas da noite, que trata exatamente deste período brasileiro. No livro, ele recorre à perspectiva de um velho jornalista para reviver aqueles momentos.

Além disso, a editora Record reeditou sua última obra, O Punho e a Renda, vencedora do Prêmio Pen Clube 2011. Neste, Edgard Telles Ribeiro se vale de memórias de um diplomata para lançar luz sobre o “período de trevas” que o Brasil viveu entre 1964 e 1985.

Capa O punho e a renda AL V2.indd

Ambos os livros nasceram e foram inspirados, desta forma, em experiências pessoais. “Em O Punho e a renda, tratei do golpe militar visto pela ótica de seus efeitos além de nossas fronteiras, no caso a America do Sul. Em Dama da noite, concentrei-me no microcosmo carioca – como metáfora do que sucedeu com o resto do país. Os protagonistas e os cenários mudam, mas a história não.”, explica o autor.

Brasileiro radicado em Nova York, Edgar Telles Ribeiro iniciou seu percurso literário no início dos anos 90, com a publicação do romance Criado-mudo (1991). Seu livro de contos, Histórias mirabolantes de amores clandestinos (2005), ficou em segundo lugar no Prêmio Jabuti.

Vanesca Soares

NAN